Top Menu

Um site ruim pode dificultar os resultados em performance?

 

Sim. Se você tem um número positivo de cliques em seus anúncios de performance, mas a taxa de conversão é baixa, isso significa que alguma etapa da experiência de compra pode ter falhado. As razões para isso podem estar relacionadas ao preço, frete e prazo de entrega, ou ainda um anúncio para perfis fora do público-alvo ou mesmo algum problema associado ao seu site.

Problemas que os sites podem apresentar:

  • Demora no tempo de carregamento
  • Falta de cuidado com a usabilidade
  • Muitos passos entre a página do anúncio e as etapas de compra
  • Site não responsivo para plataformas mobile
  • Design agressivo
  • Informações pouco precisas/ falta de informações sobre o produto ou excesso de informações desnecessárias

Todos estes fatores tendem a gerar uma experiência de compra negativa ao consumidor. Desta forma, mesmo que ele seja impactado pelo anúncio, ou seja, tenha gostado da oferta que viu, ele não se sente atendido quando chega até o site da empresa. Isso, claro, poderá impedi-lo de comprar o produto.

Uma recomendação é que, antes mesmo de começar suas campanhas, você “arrume a casa” para garantir que os recursos investidos não sejam prejudicados por algum elemento em seu site.

Site responsivo:

a Admatic pode informá-lo da porcentagem de cliques vindos a partir do mobile em cada canal. Com isso, é possível identificar, por exemplo, que se as taxas de conversão do mobile forem piores que as do Desktop, é possível que a versão do site para as plataformas móveis exija uma atenção especial da sua parte.

Taxa de rejeição:

quantas pessoas entraram no site, mas saíram sem interagir com outras páginas? O Analytics pode te passar um overview do tráfego do site e, caso sua taxa de rejeição seja alta, é importante entender o motivo de tantas saídas. Na dúvida, vale criar uma pesquisa com alternativas que ajudem a identificar estes pontos (frete alto, preço elevado, entrega fora da região ou ainda falta de informações, dificuldade em localizar botões de compra, etc).

Banners:  

verifique a possibilidade de criação de banners e landing pages com preços promocionais para cada mídia através de UTM’s, assim você poderá aplicar descontos especiais para cada mídia onde anuncia – isso também pode ajudar a aumentar as possibilidades de conversão. Na Admatic você pode inserir diretamente UTM’s para cada mídia sem precisar mexer no seu XML.

Segurança:

analise se seu site é e parece seguro. A maioria das pessoas que desiste de uma compra, segundo demonstrou uma pesquisa da Conecta/Mastercard, o faz por se sentir insegura em comprar em determinado site. Por isso, SSL,Blindagem de Sites, Pentests e elementos visuais como o cadeado verde na barra de navegação, o selo Site Blindado e avaliação de outros consumidores são melhorias no site que ajudam a aproximar o cliente.

Teste A/B:

caso ainda tenha dificuldade em identificar o baixo índice de conversões do site, vale utilizar testes A/B para isso. Estes testes dividem o tráfego de uma determinada página em duas (ou mais) versões. As versões podem ter modificações alternadas para identificar qual delas possui melhores resultados junto ao público. Vale verificar com sua plataforma a possibilidade de realização destes testes e melhorar o site de forma estratégica.

Com pequenas adaptações no site, suas chances de conversão aumentam e você poderá identificar com maior precisão os pontos de melhoria e resultados de suas campanhas.

 


Close