Top Menu

Quais as diferenças entre campanhas em rede de display e rede de pesquisa – Hoje o Google é a principal referência em busca da internet. E como já sabemos, a empresa oferece uma série de possibilidades de publicidade na web.

diferenças entre campanha em rede de display e rede de pesquisa

Essa é uma oportunidade de alcançar potenciais clientes, que ainda não conhecem seu negócio, mas procuram pelo produto ou serviço que você oferece. E sabe o que é melhor? Não precisa ser uma empresa grande ou investir valores altos. A ferramenta é aberta para qualquer perfil de negócio.

Campanhas em rede de Display ou Pesquisa são maneiras diferentes de anunciar no Google e cada uma delas tem um objetivo diferente. Como decidir? A gente te ajuda.

Nosso time de marketing preparou algumas dicas para você decidir qual se ajusta melhor às suas estratégias!

Rede de Display

right-ads-section-tablet_1x

Campanhas em rede de display não aparecem nos buscadores, mas sim em sites parceiros e associados ao AdSense, rede de sites parceiros do Google que exibem banners de clientes Google. É possível disponibilizar banners em formato de textos, imagens, vídeos e até animações, de diversos tamanhos e em diferentes espaços nos sites escolhidos, que também envolve canais próprios, como o Gmail.

Quem define as regras é o cliente, que pode escolher o formato dos seus anúncios, em quais sites exibir e como pagar por eles, se por quantidade de vezes em que ele é exibido (CPM) ou se por quantidades de cliques (CPC) .

A grande sacada para anúncios em rede de display é ter qualidade no conteúdo, ser segmentado para um nicho de público e ter relevância e relação com o conteúdo da página que você escolher para anunciar. É importante lembrar que esses anúncios só aparecem em sites parceiros e não em redes de pesquisa.

Por exemplo, um e-commerce de viagem quer exibir anúncios para usuários que desejam por “pacotes para a Argentina”. Escolher sites que possuam conteúdos relevantes sobre roteiro de viagens, experiências, o país, entre outros. Quando o usuário acessar esses sites, será impactado por um banner com promoções de viagens para Argentina, estimulando assim, o processo de compra. Esse é só um exemplo, estratégias não faltam, deixe a criatividade fluir.

* foto: site google Adsense

Rede de Pesquisa

rede de pesquisa

Já a campanha de texto, em rede de pesquisa, tem um enfoque diferente, seu anúncio é exibido na página de busca do Google para usuários que estão buscando pelo produto ou serviço que sua empresa oferece. O  anúncio é exibido no padrão Adwords, em forma de texto de até 70 caracteres no conteúdo e até 25 no título, nas posições da busca ou na lateral.

 Por exemplo, caso você seja uma agência de viagens e decida fazer uma campanha para “alavancar” as vendas de pacotes para as férias de julho, ao entrar na ferramenta do AdWords, defina as palavras-chaves, como viagens/julho/internacionais. Neste cenário, quem pesquisar por “viagens internacionais em julho” será impactado pelo seu anúncio.

Você consegue definir os termos que quer inserir em cada campanha dentro do planejador de palavras chaves do próprio Adwords. Nele é possível ter uma ideia da média de buscas realizadas, o custo por clique e palavras relacionadas, que podem fazer parte de sua estratégia. É bom saber também que o índice de qualidade e o valor do investimento podem influenciar na posição do seu anúncio.

Campanhas em rede de pesquisa são uma ótima forma de aumentar o índice de conversão, já que alcança as pessoas no momento da busca, já decididas a comprar.

* foto: site google Adwords

Como escolher entre display e pesquisa?

Parece óbvio, mas a escolha do canal dependerá dos objetivos traçados para a campanha. Se seu objetivo é impactar alguns segmentos de consumidores, sem que eles tenham procurado diretamente seu produto. Então, a campanha em display pode ser a solução, já que terá uma exposição maior da marca para clientes em potencial. 

Mas, se o objetivo da campanha é buscar conversão, exibir anúncios para aqueles que buscam diretamente pelo seu produto ou serviço pode ser o ideal, e aí a campanha em texto pode dar melhor retorno.  

Pode ser também que você considere usar as duas redes para suas campanhas, seja para divulgar a marca, uma promoção, vender produtos específicos, etc. Não existe uma regra fechada e nada impede que você use as duas formas para seus anúncios, o importante é saber porque e como usar um ou outro.

Pondere seus objetivos, faça testes e analise os resultados de suas ações, só assim você saberá qual estratégia tem melhor resultados em cliques e conversões e quais as que precisam ser alteradas.

E mais uma dica!

Se além das campanhas no Google Adwords e Adsenses, você tiver anúncios em comparadores de preço e shoppings online, estratégias de retargeting e grandes ideias para marketing de afiliados, conte com a Admatic para fazer a gestão dos diversos canais. Nosso software facilita o seu marketing de performance, integrando o seu e-commerce a todos canais, otimizando o seu tempo e simplificando a análise de resultados. Experimente a versão trial!


Img_fim_post
VOCÊ ESTÁ PRONTO PRA FICAR NO CONTROLE?
Conheça ADMATIC, um software de gestão para campanhas de marketing de performance.
Crie e gerencie todos os seus XMLs em um só lugar ou analise e otimize suas campanhas de search, retargeting e afiliados. Faça tudo em menos tempo e consiga mais resultados!

SAIBA MAIS | SOLICITE CONTATO DOS NOSSOS CONSULTORES

Close