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Quando se busca por campanhas e práticas de SEO é fácil encontrar resultados que comparam ambas estratégias e que tentam chegar na conclusão de qual delas é melhor. Porém, o que nem todos abordam é que essas ações adotadas em conjunto podem oferecer muito mais resultados.

Neste artigo, ao invés de te fazer escolher entre uma ou outra, vamos te mostrar porque é importante trabalhar as duas estratégias em sua empresa e como cada uma delas atuam a curto, médio e longo prazo. Confira!

Qual a diferença entre as campanhas e práticas de SEO?

O termo campanha é utilizado para descrever opções de mídia paga, em que você conquista um espaço nos buscadores a partir de um determinado investimento. Já as práticas de SEO também são conhecidas como mídia orgânica, em que você ganha espaço nos buscadores a partir de otimização de conteúdo.

As campanhas geralmente são feitas pelo Google Adwords e correspondem às primeiras posições do Google. Vale ressaltar que há um custo por clique (CPC), o que também serve como uma forma de mensurar o resultado do seu investimento.

Já as ações de SEO não têm efetivamente um custo. Na verdade, há apenas a necessidade de profissionais especializados para criar uma estratégia focada em otimização. Com isso, criam-se conteúdos para diversas mídias (sites, blogs, canais no youtube, redes sociais) com a intenção de conquistar um bom posicionamento nos buscadores e, assim, ganhar tráfego e, posteriormente, vendas.

Por que é importante adotar as estratégias em conjunto?

As campanhas do Adwords são ações para se obter resultado a curto prazo. Assim, é importante desde o início investir nessa estratégia. Elas são também mais fáceis de mensurar e de se conquistar, já que, com o investimento, você aparece entre as três primeiras posições na busca.

Por outro lado, as práticas de SEO dão resultado a médio e longo prazo. Isso não significa que devem ser adotadas posteriormente. Na verdade, por levarem mais tempo para oferecer resultado, é importante começar o quanto antes. Assim, com um trabalho estruturado, um site otimizado, conteúdos relevantes, etc, a sua empresa começará a aparecer nos resultados de busca de forma orgânica.

Dessa forma, depois de alguns meses, você poderá gastar menos com as campanhas e utilizar esse investimento de outras maneiras ou para outras estratégias. Isso porque o trabalho de SEO te renderá um bom rankeamento no Google e não será mais tão necessário garantir as três primeiras por meio de anúncios.

Agora, se sua empresa puder manter o investimento em Adwords aliado às práticas de SEO é ainda melhor. Isso porque ao fazer a busca por determinada palavra-chave no Google e encontrar mais de um resultado em nome da sua empresa, você, com certeza, ganha mais credibilidade. Isso se converte em mais tráfego, mais leads e mais conversão.

Entende porque é importante adotar práticas de SEO e também apostar nas campanhas? O resultado de suas estratégias serão cada vez mais impactantes. Comece o quanto antes!

 

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