Top Menu

perdendo dinheiro

O marketing digital vem se mostrando uma das estratégias de divulgação mais eficazes para as empresas, já que é possível ter um controle muito grande de canais, público-alvo, além de resultados claros sobre o desempenho de cada lugar onde o dinheiro foi investido.

A tecnologia oferece uma grande possibilidade de maximização do ROI (retorno sobre investimento) como nenhum outro canal físico jamais conseguiu antes. O problema é que seja por desconhecimento, falta de priorização ou atenção, muitas empresas continuam gastando valores altos com campanhas que geram baixo retorno ou resultados muito inferiores ao que poderiam.

A seguir listamos alguns fatores que indicam que sua empresa está perdendo dinheiro com a estratégia de marketing digital que adotou:

 

1) Você não conhece seu público-alvo

É uma concepção bastante primária acreditar que todas as pessoas do universo são um potencial cliente na compra de determinado produto. Fatores culturais e regionais, sexo, idade, grupos que frequenta, comportamento, preço, valor do frete: todos estes aspectos podem interferir diretamente na formação do grupo de consumidores que realmente poderia se engajar na compra dos itens que você vende.

Isso é essencial para segmentar sua estratégia de marketing, controlando melhor seu investimento, para atingir justamente essas pessoas com potencial de converter vendas.

 

2) Você simplesmente adere aos canais do momento

Muitos canais de marketing vão surgindo ao longo do tempo e, ao nos depararmos com as novidades, isso pode gerar algum tipo de ansiedade onde cremos que também devemos aproveitá-las. Parece muito óbvio que se todos estão usando, vai funcionar para a gente também – o que é um grande erro.

Compreender o público-alvo e o perfil de cada canal também ajuda nessa etapa de entender onde vale ou não a pena investir seus recursos e esforços. Se o seu produto tem quase nenhum apelo visual, por exemplo, não adianta insistir tanto em estar em canais como o Instagram, focados na composição estética e fotografia. Por outro lado, anúncios em texto do Google AdWords podem ajudá-lo bastante. É tudo uma questão de entender o que pode ou não funcionar para você.

 

3) Você não analisa seus resultados de marketing

Pode ser que você sinta uma resposta positiva depois que começou a investir em marketing, mas não tenha uma visão muito precisa do crescimento das vendas e investimento x retorno. Essa sensação pode gerar uma conclusão precipitada de que se a empresa está recebendo alguns contatos, estão as campanhas estão boas. Isso também não é verdade.

Muitas vezes, o número de contatos recebidos, embora seja relevante, não paga o valor investido em suas campanhas ou de alguma forma as vendas vindas destes canais não se concretizam. É apenas entendendo exatamente todos os resultados obtidos que é possível identificar e corrigir eventuais problemas.

 

4) Você não compara a performance dos canais

Mesmo avaliando seus resultados de marketing, a percepção individual dos canais pode não ser o bastante para garantir uma boa gestão de seus investimentos e manter o melhor ROI possível para suas campanhas. Isso porque mesmo que todos os gráficos estão positivos, alguns canais podem se destacar quando olhamos para eles em relação ao custo e retorno obtido.

O que isso quer dizer? Que muitas vezes é apenas comparando os canais que você conseguirá identificar que embora esteja obtendo resultados, pode ser muito estratégico diminuir o investimento em um canal com alto custo por conversão e ampliar os recursos que investe naqueles com baixo custo e grande retorno.

 

5) Você não faz ajustes para otimizar seu ROI

Conhecer os canais e público, acompanhar resultados individuais e entre canais: tudo isso é fundamental. Mas, as mudanças efetivamente só irão acontecer quando você começar a tomar ações para melhorar os anúncios a partir das leituras que faz do mercado e relatórios de seu marketing digital.

A campanha gera cliques, mas não conversão? Será que há alguma ação a ser tomada para melhorar a oferta dentro do site ou a página de navegação? A campanha não gera cliques? Será que vale ajustar textos e imagens para tornar a oferta mais atraente? Tudo isso deve ser acompanhado, pensado e transformado em ações para melhoria de sua estratégia.

 

Leia também:

Macetes para melhorar anúncios usando dados da Admatic

Sim: os filtros da Admatic podem ajudar a cortar custos com o marketing

Como criar um bom texto para anúncios de performance?

Close