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Planeje seus processos de automação de marketing

Otimize suas ações com automação de marketing – Com o decorrer dos anos as grandes organizações entenderam que determinados processos precisam ser tratados de forma estratégica, a fim de gerar melhores resultados – sobretudo novos clientes e conversões. Foi assim com a utilização do telefone, fax, internet, e-mail, redes sociais e outros canais que colaboram para reduzir o tempo gasto com comunicação, por exemplo. Isso também ocorreu com o marketing.

Você já parou para pensar em como as empresas faziam anúncios antigamente?

Um modelo muito adotado era o anúncio no jornal local ou na lista telefônica. Claro que também eram feitos anúncios em grandes veículos como jornais de grande circulação, rádio e TV, mas infelizmente esse investimento não era para todas as marcas e só grandes empresas conseguiam fazer esse tipo de anúncio.

Hoje, embora as mídias tradicionais ainda tenham sua força, a internet passou a ser um dos canais mais democráticos para anúncio. Facebook e Google, com seus processos intuitivos e simples, abrem a possibilidade de grande alcance – e por um preço acessível – a diferentes tamanhos de empresas.

Vivemos uma nova era em que não basta apenas expor a sua marca. É preciso alcançar o público certo, no momento certo, no canal certo e vender – vender muito.  O cliente está cada vez mais exigente e quer ser tratado como único. O que ele quer é a melhor experiência possível de compra, além de se sentir acolhido em caso de trocas ou problemas com o pedido.

Dentro do público-alvo de cada marca há grupos – ou clusters – que possuem padrões e comportamento bem específicos. É possível identificar, por exemplo, pessoas com tendência a comprar apenas em promoções, que pesquisam muito antes de realizar uma compra, que sempre abandonam o carrinho ou ainda aquelas que compram apenas produtos anunciados em comerciais de TV.

Como analista, você vai precisar identificar cada um desses clusters e trabalhar a comunicação de forma segmentada. Mas como oferecer uma experiência personalizada a cada cliente – de forma escalável – sem que você tenha que agir manualmente na escolha do público?

Você já ouviu falar em automação de marketing? Não? Então vamos falar de coisa boa …

O que é automação de marketing?

Automação nada mais é do que fazer com que suas ações de marketing sejam planejadas de forma inteligente, baseadas sempre no comportamento e histórico do cliente. A automação traz à tona uma necessidade – e tendência do marketing – que é a integração com tecnologia.

Um estudo da Gartner apontou em 2014, que até o fim de 2016, 67% dos departamentos de marketing iriam aumentar o investimento em tecnologia e você deve concordar que a linha entre TI e marketing está cada vez mais tênue – e olhe, não é tarde para você investir em automação. A própria Gartner apontou que, dentre as tendências para 2016, está a aprendizagem avançada de máquina – leia-se inteligência artificial – que é quando softwares passam a conseguir interpretar padrões, mudando a forma como eles são apresentados ao usuário.

A automação no marketing está fortemente ligada a softwares, integradores, CRM e BI, isso quer dizer que quando você agenda post no Facebook ou dá repostas automáticas (pré agendadas no Twitter) não significa que sua loja virtual já investe em automação. Isso vai muito além.

É preciso monitorar e analisar o comportamento do mercado – constantemente – e do cliente. Isso fará com que você consiga oferecer ações personalizadas, a fim de proporcionar experiências importantes para que o cliente tenha vontade de comprar o produto ou serviço.  A automação permite entregar ao conteúdo que o cliente quer, de forma que ele seja impactado no momento certo, sempre levando em consideração o seu histórico – com base em cookies.

Por exemplo, sua campanha vai identificar o cliente que acessou sua loja virtual e buscou por mochilas, por exemplo, e também pesquisou por sites de viagens – pacotes e dicas. Já imaginou como será mais impactante oferecer um anúncio via retargeting ou uma ação de e-mail marketing que pergunte ao cliente “Vai viajar? Confira nossa promoção exclusiva”. Isso vai fazer ele se sentir querido pela loja virtual e aumenta as chances de conversão.

Desafios da automação de marketing de performance

A automação apresenta alguns desafios, vamos usar um estudo da Econsultancy, que foi feito sobre automação de campanhas de e-mail marketing, como exemplo. Produzido em 2014, ele indicou que dentre as empresas americanas, 83% viam vantagens na automatização, mas nem todas a implementam – apenas 46%.

Os motivos que levam eles a não adotarem automação?

  • Tempo para implementação (45%)
  • Recursos (37%)
  • Integração de dados (35%)
  • Adoção de processos e regras (26%)
  • Falta de habilidades especificas (24%)
  • Onde focar (22%)
  • Falta de orçamento (18%)

Felizmente já existem formas de enfrentar alguns desses desafios. Por exemplo, com o software de gestão de campanhas da Admatic é possível integrar os canais de performance utilizados e ter acesso a todas as informações em um único dashboard, que também vai facilitar a identificação de quais canais precisam ser trabalhados, já que existe a possibilidade de medir o ROI de cada canal – ou até mesmo por produtos. Se o software for integrado com um sistema de precificação, por exemplo, existe a possibilidade de alteração dos itens em tempo real.

Viu como a automação de marketing pode ser útil a seu negócio?

Quer saber mais sobre como a Admatic pode te ajudar na automação de marketing? Entre em contato e saiba como você pode otimizar o tempo com nosso software de gestão para marketing de performance.

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