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Definir um planejamento orçamentário não é tarefa fácil, mas é algo que deve fazer parte da rotina de negócios de diversos segmentos. Neste cenário, o orçamento de marketing também deve ser valorizado. Afinal, são as ações dessa área que renderão boas oportunidades de vendas para a sua empresa e, consequentemente, um ROI mais que justificável.

Quando falamos em loja virtual, não é diferente. Como é um mercado com bastante concorrência, é ainda mais importante destinar um investimento que busque destacar o seu negócio dos demais. Porém, se você ainda não sabe como fazer isso na prática, vamos te dar algumas dicas. Confira!

Como utilizar os dados dos últimos anos a seu favor?

Se a sua empresa já tem o hábito de mensurar resultados, criar um orçamento de marketing será mais fácil. Mas, se vocês ainda não têm esse costume — que é bom começar a ter — a definição de qual investimento será necessário será um pouco mais trabalhosa, mas não impossível.

O que deve ser feito quanto a isso é ir até as ferramentas que a loja virtual utiliza para a divulgação de campanhas, disparos de e-mail marketing, criação de anúncios, etc, e procurar pelas ações que foram criadas no ano anterior e colher o máximo de dados possíveis sobre os seus resultados. Assim, consolide tudo em um relatório bem didático para acessá-lo sempre que for necessário.

Como esses dados podem te ajudar? Como o novo plano orçamentário de marketing é resultado do que foi feito no último ano com o objetivo para o próximo, essas informações são extremamente valiosas. Assim, cruzando os dados, fica mais fácil enxergar qual é o investimento ideal.

Quais são os objetivos para o orçamento de marketing?

A loja virtual só fará um orçamento de marketing porque quer colher determinado resultado. Não há razão para se definir um investimento para essas ações, se não houver um objetivo justificado por trás disso.

Primeiro é importante pensar quais atividades requerem investimento? Utilizam os serviços de uma agência, faz anúncios digitais, precisa de licença para softwares, realiza impressões de materiais, participa de eventos? Tudo isso deve ser mapeado.

Depois, deve-se pensar em quais serão as metas. Sua empresa quer alcançar resultados melhores do que do último ano? Qual percentual quer crescer em vendas, por exemplo, e como as ações de marketing impactam nisso — por exemplo as metas de leads.

Determine todos os objetivos e quais serão as metas para alcançá-los. Com isso, estude quanto a sua loja virtual precisa investir para que isso seja feito e chegue ao valor total de de seu orçamento de marketing. Vale dizer que será um investimento aproximado, já que com o decorrer do ano alguns fatores podem influenciar para gastos maiores ou menores. Esteja preparado!

Agora que você já sabe como definir o orçamento de marketing para a sua loja virtual, comece o quanto antes e antecipe-se para as estratégias que farão o seu negócio decolar. Continue acompanhando o blog da Admatic!

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