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Se você tem uma loja virtual, mas nunca ouviu falar sobre as métricas de desempenho, saiba que elas são uma das melhores estratégias no momento de identificar o progresso das vendas, ações de marketing e atendimento ao cliente.

Ao determinar o objetivo principal do seu negócio (como atrair novos clientes e aumentar as vendas, por exemplo), são essas métricas que vão mostrar se a empresa está caminhando na direção certa, fazendo uma análise eficaz sobre cada ação realizada.

Caso contrário, você pode ficar sem saber como está o desempenho da sua loja e, consequentemente, não vai conseguir aproveitar as melhores oportunidades do mercado, perdendo tempo e dinheiro.

Quais métricas de desempenho devem acompanhar as ações de marketing?

Listamos para você as 5 principais métricas de desempenho. Leia abaixo e aproveite para mensurar os resultados do seu e-commerce da melhor forma:

1. ROI – Retorno sobre Investimento

O ROI é um dos indicadores mais conhecidos no mundo do e-commerce e diz respeito ao valor que você recebe de volta em comparação ao que investiu no seu negócio. É através dele que você consegue identificar se a empresa está ou não tendo um bom retorno financeiro, ou seja, mais importante do que pensar apenas em faturamento, é importante também levar em conta quanto de dinheiro foi investido.

2. CAC – Custo de Aquisição por Cliente

O CAC representa o quanto você investiu para a conversão de um potencial consumidor em um cliente de fato. Em outras palavras, esse indicador auxilia na tomada de decisões da sua loja, já que mostra o quanto é necessário investir para atrair e converter novos clientes.

Para fazer o cálculo dessa métrica, é necessário usar a seguinte fórmula:

CAC = valor investido ÷ total de clientes adquiridos

3. CPC – Custo por Clique

Já o CPC é um indicador que ajuda na mensuração do desempenho de anúncios, onde o pagamento é baseado por cada clique de usuários.

Sendo assim, se o custo por clique estiver acima do esperado e sem um bom retorno, você deve avaliar se o anúncio criado é realmente relevante, se a página de destino e as palavras-chave estão relacionadas ao assunto corretamente ou, então, se a concorrência está anunciando um conteúdo similar.

Para calcular o CPC, você deve considerar o valor investido e a quantidade total de cliques:

CPC = Custo Total de Cliques ÷ Nº Total de Cliques

4. Taxa de conversão

A taxa de conversão, considerada uma das mais importantes métricas de desempenho, representa o índice de quantos dos usuários que visitaram a sua loja virtual estão efetivamente comprando algum produto ou serviço. Dessa forma, quanto maior for a sua taxa de conversão, melhor para o seu e-commerce.

Para fazer esse cálculo, use a seguinte fórmula:

Nº de visitantes que realizam uma ação ÷ Nº de Visitantes x 100

Assim, você terá a porcentagem de visitantes que foram convertidos no seu site.

5. Taxa de rejeição

Por último, entender a taxa de rejeição do seu e-commerce é outra estratégia indispensável, pois diz respeito ao percentual de usuários que deixaram a sua página de maneira imediata, sem navegar por outras abas.

Isso pode acontecer porque eles não encontraram o que procuravam ou, então, porque a página apresentou algum problema, como falta de informações, erros no site, links quebrados, navegabilidade ruim, design não responsivo, entre outros.

Para fazer o cálculo da taxa de rejeição, use a seguinte fórmula:

Nº total de pessoas que deixaram o site ÷ Nº total do tráfego x 100

Gostou do nosso conteúdo sobre métricas de desempenho? Aproveite para conferir também 3 maneiras de encantar clientes e impulsionar vendas pela internet!

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