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Investir em campanhas de marketing não é uma tarefa simples, afinal elas exigem um planejamento prévio e, para alcançar os resultados esperados, é necessário acompanhá-las de perto e medir o desempenho de cada uma com bastante cuidado.

Nesse contexto, é importante conhecer as estratégias que são eficazes nesse momento de analisar todas as ações realizadas, para assim ter uma ideia se o investimento da sua empresa vai gerar um bom retorno, de forma que atinja o público-alvo correto e esteja segmentado apenas para o cliente em potencial.

Métodos para medir o desempenho de campanhas de marketing

Abaixo, listamos três métodos para quem deseja avaliar a performance e, consequentemente, otimizar os resultados das campanhas. Confira!

Custo de aquisição de cliente (CAC)

Normalmente aplicada em estratégias de Inbound Marketing e funil de vendas, essa é uma métrica que define qual é o custo de aquisição de cada novo cliente para o seu negócio.

Para descobrir, basta dividir o valor do investimento nas campanhas de marketing digital (como compras de mídia, aquisição de ferramentas, produção de conteúdo, entre outros) pelo número de novos clientes conquistados.

Caso o valor se mostre muito alto, será preciso rever as estratégias. Se estiver baixo, você está no caminho certo. Por exemplo: se você investir R$ 1.000,00 e conseguir atrair 10 novos clientes, seu custo de aquisição será de R$ 100,00.

Custo por clique (CPC)

Quando o objetivo é medir o desempenho de uma campanha de marketing, o CPC também é uma boa estratégia. A métrica costuma ser utilizada em campanhas de links e posts patrocinados (como no Google Adwords, por exemplo) e tem como meta gerar tráfego qualificado para as páginas selecionadas, como uma landing page.

O custo por clique ajuda você a descobrir quanto custa convencer um consumidor a clicar no seu anúncio. Além disso, quanto menor for o CPC de uma campanha, maior será o seu ROI (retorno sobre o investimento).

ROI

O ROI é apontado como uma das mais importantes métricas a serem estudadas no momento de avaliar o desempenho de uma campanha, pois ele mostra qual é o retorno real que uma ação de marketing digital traz para o negócio.

Ele pode ser calculado da seguinte maneira: ROI = (retorno bruto – investimento inicial) / investimento inicial. Quanto maior o índice, melhor o ROI. Ao saber o resultado, você consegue otimizar a sua verba e evitar gastos desnecessários com campanhas que não geram o resultado esperado.

Com a Admatic, é possível analisar o desempenho dos produtos e categorias em cada canal e manter somente o que traz resultado. Nossos especialistas podem entrar em contato para lhe mostrar todo o potencial que podemos oferecer aos seus anúncios.

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