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A matriz BCG é utilizada por lojas virtuais que desejam identificar quais de seus produtos têm maior potencial para gerar mais lucros e quais podem trazer prejuízos. É comum que isso aconteça no mercado de e-commerces, afinal alguns itens vendem mais do que outros. Por conta dessa diferença, é importante investir em ações específicas para cada um deles, de acordo com o fluxo de vendas da sua loja.

Mas afinal, o que é matriz BCG?

Criada na década de 70, a matriz BCG é uma metodologia que analisa graficamente os produtos de uma empresa em relação ao seu desempenho no mercado. Assim, ela entende o ciclo de vida de cada um e, consequentemente, o seu potencial de crescimento, o que ajuda na tomada de decisões importantes.

Como funciona a matriz BCG?

O método é dividido em dois eixos. Um representa a participação de um produto no mercado e outro identifica a taxa de crescimento desse mercado. Dessa forma, a matriz BCG classifica os itens da sua loja virtual em quatro categorias: estrela, vaca leiteira, ponto de interrogação e abacaxi. Conheça mais sobre eles abaixo!

matriz bcg

Estrela

Está classificado como Estrela o produto que faz sucesso no mercado, porém necessita de grandes investimentos para se manter ativo.

Vaca Leiteira

Na categoria Vaca Leiteira encontra-se o produto que já está estabilizado no mercado, gerando lucro frequente para a empresa sem precisar de grandes investimentos.

Ponto de Interrogação

Já o Ponto de Interrogação é um produto novo, com baixa participação no mercado e baixo fluxo de caixa.

Abacaxi

Os produtos Abacaxi devem ser evitados, já que têm baixa participação no mercado e rendem pouco lucro para a empresa.

Como vimos, a matriz BCG é um método que se baseia no desempenho dos produtos para mostrar quais devem ser prioridade de vendas no seu e-commerce. Aproveite para conferir também o nosso artigo que ensina o que é e como fazer uma análise SWOT.

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