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marketing por resultado

Formas de direcionar melhor seu marketing  por resultados

  • Quantos fãs você tem no Facebook?
  • Quantas curtidas teve seu último post?
  • E compartilhamentos?
  • Qual o número de pageviews de seu site?

Grande parte dos gestores de lojas virtuais serão capazes de responder essas informações de forma rápida, apenas consultando seus relatórios. Mas, será que todas essas informações são importantes ao negócio ou são apenas “métricas de vaidade”?

De um tempo para cá tem se debatido muito a necessidade da apresentação de números que estejam diretamente ligados a receita das lojas virtuais. O argumento de “buzz” e branding não são mais aceitos sem um relatório do impacto dessas ações no faturamento da empresa.

Com a ascensão do digital, a quantidade de informações que temos acesso é enorme. O ponto é o que fazemos com eles, como devem ser interpretados e se realmente são necessários. É preciso deixar de lado dados que não levam a lugar nenhum e focar apenas naqueles que realmente apresentam informações relevantes como receita por canal, ROI ou a taxa de abandono do carrinho de compra.

Quando falamos de marketing por resultado, dados como curtidas e compartilhamento são deixados de lado, já que a conversão justifica o investimento. Se tiver dúvidas a respeito do assunto, produzimos um e-book com o Guia básico do marketing de performance.

O que analisar na rotina de uma loja virtual

Listamos aqui algumas métricas para aplicar em sua loja virtual. Claro que a área de atuação e tempo de mercado podem alterar essas métricas, retirando alguma ou inserindo uma nova.

  • Visitantes e Bounce rate: um dado que precisa ser analisado sempre é a quantidade de visitantes que a loja virtual recebe. Mas, embora seja muito tentador ver os números crescendo, já que isso significa que sua loja virtual tem atraído a atenção dos usuários, esse número pode esconder que a loja apresenta pouca conversão. Por exemplo, se você recebe 100.000 visitas mensais e seu bounce rate, ou a taxa de saída do site é de 98%, isso significa que o público não se sente atraído por sua loja virtual. Ou ainda, que foi impactado de forma equivocada, ou seja, seus anúncios chegaram a pessoas que não se interessam pelo que é vendido na loja virtual.
  • Conversão: 100.000 pessoas acessam o site, mas são realizadas apenas 10 vendas por dia – uma taxa de conversão de 0.1%. Acompanhar essa métrica ajuda a compreender até que ponto sua loja virtual tem gerado impacto, mas não consegue convencer o cliente quanto a realização da compra. Se seu número de acessos só aumenta, mas as vendas estão estagnadas, temos um problema a ser resolvido, geralmente relacionado ao checkout ou à segmentação da campanha realizada.
  • Taxa de abandono do carrinho de compra: esse número ajuda a identificar a quantidade pessoas que chegam em sua loja, mas no carrinho de compra não finalizam o processo. É preciso entender se a etapa de finalização da compra está muito complexa e melhorar essa etapa. Tornar esse dado um indicador ajuda a compreender se as medidas tomadas ajudaram ou não a diminuir a taxa de conversão, e se depois de reduzi-lá, em algum momento ela vai voltar a crescer.
  • Receita das campanhas: é muito comum medir o ROI de uma campanha, só que além de um ROI de 1, 2, 3, 4 ou 5 é preciso entender a receita gerada por cada uma das campanhas desenvolvidas e como elas contribuíram para o resultado final do negócio. A ideia é entender os pontos que precisam ser melhorados em cada campanha. Para isso é preciso concentrar as informações em um único lugar, o que permite identificar o ROI e receita dos canais de de forma individualizada. Isso irá ajudar a empresa a direcionar os investimentos e otimizar suas campanhas.
  • Receita por canal de performance: além da receita por campanhas, é fundamental entender como cada canal contribui de forma individual para o resultado alcançado. Imagine que uma campanha utilizou dois canais: comparadores de preço e afiliados. É possível, que apenas comparadores de preço tenham tido saldo positivo, enquanto afiliados apenas consumiu budget. Se essa análise for feita em tempo real, permitirá direcionar o budget para outras frente quando determinado canal não estiver performando.

Quer descobrir como analisar suas campanhas de marketing por resultado e melhorar a forma como você direciona seus investimentos? Deixe seus dados abaixo entraremos em contato.


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