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Contratar influenciadores digitais para divulgar marcas e produtos é uma estratégia que tem se popularizado. Há muito tempo o público já acompanhava a vida das celebridades, ligando em programas de TV para descobrir quem vende as roupas, jóias e maquiagens que usaram em alguma novela ou mesmo comprando revistas sobre elas.

 

Por isso, há tempos o marketing já apostava nos rostos famosos para a venda de produtos em campanhas comerciais e propagandas. Essa mesma prática se mantém no meio digital, graças às ações nas redes de afiliados, onde é possível acionar celebridades e webcelebridades (vlogers, blogueiros e pessoas com muitos seguidores no Twitter, Facebook, Instagram ou LinkedIn) para divulgar seus produtos.

 

A grande questão aqui é: a popularidade dos influenciadores escolhidos te conduz a uma estratégia de sucesso?

 

Ser popular basta?

 

Essa pergunta é muito importante ao criar ações na rede de afiliados, pois a popularidade nem sempre quer dizer relevância estratégica para o negócio.

 

É claro que uma estratégia de afiliados bem feita pode trazer excelentes resultados para as empresas. O grande problema é o foco exclusivo na “fama” da pessoa ou canal escolhido para anunciar.

 

Muitas vezes isso não basta para criar uma estratégia bem sucedida e a celebridade se mostra uma escolha cara e pouco relevante.

 

Então, o que é preciso para criar uma boa campanha com influenciadores?

 

Estratégia. Essa é a principal palavra na hora de escolher os influenciadores. Isso envolve não olhar apenas números e quantidades de seguidores e compartilhamentos, mas focar em uma análise qualitativa do influencer e o contexto dele com sua marca e produtos.

 

Se sua marca é mais séria e tenta passar uma ideia de grande credibilidade e sobriedade, não cabe escolher o humorista mais debochado do momento para fazer seus anúncios. Nesse sentido o primeiro ponto a ser entendido é: quem é sua marca, como e com quem ela se comunica?

 

Depois disso, é possível estabelecer uma análise das opções disponíveis de influenciadores que tenham um bom equilíbrio entre: contexto com sua marca e relevância da pessoa ou canal no meio digital.

 

O que fazer após a decisão?

 

Após a decisão é possível ativar sua campanha na rede de afiliados. Porém, o mais importante é não parar por aí: é preciso checar os resultados que a estratégia gerou para você.

 

Para isso, sempre analise os resultados de suas campanhas. O uso de uma solução de inteligência de marketing de performance, por exemplo, pode ajudá-lo a consultar relatórios dessa e outras estratégias que você utilize.

 

A análise comparada de suas estratégias pode te ajudar a entender se vale aumentar seu investimento na estratégia de performance, ou se é o caso de diminuir o budget e direcioná-lo para canais que apresentam um melhor retorno sobre investimento para seu negócio.

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