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O que é o Índice de Qualidade do seu anúncio no Google – Um dos principais investimentos feitos em marketing de performance é no Adwords. O resultado que pode ser alcançado com esse tipo de ação vai variar e depende de alguns elementos como o tamanho do investimento feito e do planejamento das palavras chave selecionadas para cada campanha.

Índice de Qualidade do seu anúncio no Google

Existe um indicador que poderá determinar o sucesso de suas campanhas em Adwords, é o Índice de Qualidade Google ou Google Quality Score. A escala vai de 0 a 10 e a nota a cada palavra chave utilizada pelo anunciante. Esse índice serve para avaliar a qualidade dos seus anúncios, que em conjunto com o seu lance no leilão e alguns outros fatores geram a classificação do seu anúncio. É isso que determinará a posição do seu anúncio nos buscadores do Google e o quanto você investirá no valor do clique. Os anúncios com palavras chave específicas a cada produto, que ofereçam uma experiência boa e direta para o usuário e que tenham uma página de destino relevante para o cliente tendem a estar nas primeiras posições. Tudo isso afetará diretamente o retorno da campanha, pois podem ajudar a aumentar ou diminuir a conversão.

Critérios para o Índice de Qualidade do seu anúncio no Google

Existem regras para identificar a qualidade do anúncio. Segundo o próprio Google, podemos considerar os seguintes critérios:

  • Previsão de CTR (Click Through Rate) do anúncio: Trata-se da taxa de impressão do anúncio, ou seja, a quantidade de vezes que ele foi exibido para usuário x o número de cliques que ele recebeu. Esse é o principal indicador para o Índice de Qualidade, já que vai determinar o quão relevante o anúncio está sendo para os usuários que fazem a busca pelos termos relacionados.
  • Relação do anúncio com a Landing Page (Relevância do conteúdo e palavras chave):  O algorítimo do Google identifica a relação dos termos utilizados na campanha e o conteúdo da página destino ou Landing Page e se juntos eles realmente entregam o resultado esperado pelo usuário ao fazer a busca por determinada palavra chave.
  • Qualidade da página de destino (Landing Page): O Google preza muito pela qualidade do conteúdo oferecido a seus usuários. É assim com o posicionamento de sites por meio de SEO e também faz parte dos critérios do Índice de Qualidade do Adwords. Quanto mais relevante e útil for a página de destino de uma campanha, melhor será a nota do anunciante junto ao Google.
  • Desempenho geográfico: O alcance e sucesso de uma campanha em regiões especificas.
  • Dispositivos segmentados: O desempenho do anúncio em diferentes plataformas como tablets, celulares e desktops, por exemplo.

A soma de todos esses elementos vai contribuir para a determinação do seu Índice de Qualidade, sobretudo os três primeiros que apontamos. Identificando-o será possível tomar as medidas necessárias para sempre manter no ar as campanhas que estão bem posicionadas e retirar e/ou adequar aquelas que não estão performando bem.

Anunciar em Adwords possibilita atrair novos clientes, já decididos a comprar, e aumentar as vendas do seu e-commerce, mas exige criar estratégias efetivas. Pesquise, invista tempo em estruturar anúncios de qualidade para seus produtos, assim conquista relevância e tem seus anúncios exibidos na melhor posição. As consequências serão muitos cliques, mais resultados e menores custos.

Precisa de mais informações? Acesse a página de suporte do Google Adwords


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