Top Menu

Quando o objetivo é desenvolver a presença da sua marca no ambiente online através do marketing digital, é indispensável analisar as ações adotadas para saber se realmente foram positivas para o seu negócio. Para uma mensuração de resultados eficiente, é preciso apostar nos indicadores de desenvolvimento.

Nesse contexto, entender as diferenças entre métricas e KPIs (do termo em inglês Key Performance Indicator) é muito importante, já que ambos estão intimamente ligados e podem trazer diferentes respostas para o planejamento estratégico da sua empresa.

O que são métricas?

As métricas de desempenho são ótimas aliadas no momento de acompanhar os resultados das atividades de marketing e, ainda, ter mais certeza em relação às estratégias futuras.

Isso acontece porque elas ajudam a analisar o comportamento dos usuários, possibilitando mensurar, monitorar e gerir todas as ações realizadas e, consequentemente, apresentando quais devem continuar sendo feitas, melhoradas ou esquecidas.

Ao contrário dos KPIs, as métricas são indicadores de desenvolvimento mais simples e genéricas e, por esse motivo, são conhecidas como uma forma mais bruta de indicador. Confira alguns exemplos de métricas:

  • Quantidade de abertura do e-mail marketing;
  • Número de cliques;
  • Visitas no site;
  • Taxas de rejeição;
  • Origem do tráfego.

O que são KPIs?

Criados a partir das métricas, os KPIs têm como objetivo indicar, de maneira percentual ou numérica, o resultado de uma estratégia de marketing e por onde é avaliado o desempenho da organização.

Além de fazer uma avaliação da performance organizacional, os indicadores de desenvolvimento como os KPIs podem também ser eficientes no momento de analisar as tendências do usuário, tornando as metas mais claras e totalmente mensuráveis, e possibilitando que você trace e acompanhe os objetivos com clareza.

Abaixo, listamos 4 exemplos de KPIs:

  • Taxa de conversão de vendas;
  • ROI (retorno sobre investimento);
  • Tempo de permanência no site;
  • Número de cadastros em base de e-mail.

Por que é importante saber a diferença entre esses indicadores de desenvolvimento?

Enquanto as métricas refletem o comportamento dos visitantes no site, os KPIs representam o desempenho do negócio em si. Em outras palavras, métricas são informações e KPIs são resultados.

Portanto, para realizar uma mensuração eficaz, é importante não confundir esses dois indicadores de desenvolvimento, já que uma má interpretação pode levar a análises erradas e, consequentemente, comprometer suas ações de marketing digital.

Deseja descobrir qual canal da sua empresa traz mais retorno e quais produtos mais convertem em cada um deles? Conheça os nossos serviços!

Close