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A metodologia do Inbound Marketing hoje em dia é utilizada por grande parte das empresas como a principal estratégia de marketing para negócios online. Então, se você quer investir em métodos eficazes para alavancar seu e-commerce e conquistar mais vendas, é extremamente importante entender como esse tipo de técnica funciona.

Entenda completamente o que é Inbound Marketing, sua metodologia e como aplicá-lo no dia a dia da sua empresa!

O que é Inbound Marketing?

Antes de conhecer a metodologia do Inbound Marketing, é preciso entender do que essa técnica se trata.

Também conhecido como marketing de atração, esse método tem como intenção focar nas pessoas. Por conta disso, todo o seu planejamento é baseado nas necessidades dos seus potenciais clientes. Por que potenciais? Mesmo que alguém ainda não esteja pronto para adquirir o seu produto, a ideia do Inbound é nutrir e educar esse cliente até que ele esteja preparado para a compra.

O que isso quer dizer? O Inbound Marketing separa o seu comportamento por etapas, a fim de respeitar a jornada do consumidor. Raramente, um consumidor entrará no seu site e comprará de primeira; ele irá percorrer um caminho, buscar algumas informações, talvez sair e voltar algumas vezes para checar o preço e só depois irá comprar.

Essa estratégia entende a jornada que o consumidor leva e, por isso, quer tratá-lo de forma especial em cada etapa do funil de vendas (topo, meio e fundo)

Qual é a metodologia do Inbound Marketing?

Baseada na jornada de compra do consumidor e, consequentemente, nas etapas do funil de venda, a metodologia do Inbound Marketing se resume em: atrair, converter, vender e reter.

Atrair

A primeira etapa da metodologia do Inbound Marketing é atrair. A intenção é fazer que os clientes em potencial interajam com a sua marca por meio de conteúdos relevantes — e não vendedores — para ganhar a confiança e credibilidade. Conteúdo relevante é aquele que agrega valor, que esclarece dúvidas e educa o leitor em determinado assunto.

A ideia da atração é que, antes de pensar em comprar algum produto seu, o consumidor tem que sentir segurança em sua empresa e te enxergar como referência naquele assunto.

Converter

Depois de atraí-lo, o próximo passo é transformá-lo em lead. A partir da etapa de conversão, o consumidor deve começar a entender que a sua empresa consegue resolver aqueles problemas que ele pesquisava na primeira etapa, seja com serviços ou produtos. De qualquer forma, ainda não é o momento de lhe oferecer nada.

Na verdade, o que o torna um lead é a disposição de fornecer dados pessoais para a sua empresa em troca de algum benefício. Esse benefício pode ser um e-book, webinar, teste gratuito, etc.

Relacionar

A terceira etapa da metodologia do Inbound Marketing é a de relacionar. Ou seja, manter o lead interagindo com a sua marca. E uma das formas mais utilizadas para se fazer isso é o e-mail marketing.

Para que esse lead não esqueça de você, é importante que, de acordo com o seu lugar na jornada de compra, ele seja nutrido com conteúdos, informações relevantes e ofertas exclusivas que sua empresa pode compartilhar com ele.

Vender

É claro que todo esse passo a passo deve ser seguido para que se chegue a venda. A conversão é a principal métrica de resultado.

Como você seguiu todas as etapas da jornada de compra do consumidor, vai saber exatamente em qual estado ele está e se está preparado para adquirir o seu produto. Dessa forma, o melhor momento para concretizar a compra será decidido pelo vendedor.

Analisar

Só é possível saber que a metodologia do Inbound Marketing dá certo fazendo a mensuração. Por conta disso, é claro que fazer análises de todas as etapas do funil de vendas, de todo o caminho que o lead percorreu até a venda, etc, é extremamente importante para manter o que vem dando certo e corrigir o que não foi tão bom em sua estratégia.

Agora que você já sabe como a metodologia do Inbound Marketing funciona, está na hora de investir nesse tipo de estratégia e colher bons frutos em seu negócio!

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