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Como aproveitar tudo que o Facebook tem a oferecer de forma estratégica

Especial: Cadê Tu Roi - Como aproveitar tudo que o Facebook tem a oferecer de forma estratégica

No último dia 07 de março a Admatic organizou a 2ª edição do “Cadê Tu Roi”. O evento reuniu mais de 70 pessoas de diferentes perfis de lojas virtuais e agências de marketing digital. Os palestrantes apresentaram boas práticas ao utilizar canais digitais, estruturando campanhas com foco em melhoria do ROI.

Uma das palestra “Como aproveitar tudo que o Facebook tem a oferecer de forma estratégica” foi conduzida por Bruno Mokarzel, do Facebook.

Bruno mostrou como tirar proveito do Facebook e Instagram, que tem  110 e 35 milhões de usuários respectivamente no Brasil.  Isso se deve muito ao fato do mobile ter mudado a forma como interagimos com o mundo. Um ponto de atenção destacado por Bruno é a relação do usuário com vídeos: as pessoas hoje gastam 5 x mais tempo assistindo vídeos em relação aos conteúdos estáticos de Facebook e Instagram.

Ações no Facebook

Para conseguir impactar o público do Facebook e Instagram de forma estratégica, as comunicações devem estar baseadas em:

  • Adotar uma nova linguagem visual
  • Entender o caminho de conversão
  • Medir a jornada completa

Resultados com o Facebook

Bruno apresentou um case da Tesco, rede de varejo britânico, que utilizou o Canvas, formato de anúncio disponível na plataforma, para gerar demanda para sua oferta de refeição. Conseguiu os seguintes resultados:

  • 17 pontos de awarenses do produto
  • 11 pontos de aumento no ad recall
  • 10 pontos de aumento de consideração entre homens

A força do mobile

Hoje o mobile guia a experiência de compra. Por exemplo, dos consumidores entre 25 e 34 anos, 26% usam o smartphone enquanto estão em uma loja física. Os millennials são ainda mais heavy users, 88% das pessoas entre 13 e 24 anos, usam smartphone enquanto assistem tv. Ao abrir para o público em geral, 55% das pessoas usam dispositivos móveis enquanto assistem tv.

A conversão no Facebook

E esse público, que está conectado, tem uma experiência de compra diferenciada. Ele pode começar com a descoberta do item em um ad no mobile, buscar pelo produto no desktop, ir à loja para provar, voltar a loja online para ver outros modelos, e realizar a compra.  Esse perfil de consumo é comum e precisa estar no radar dos profissionais de mídia.

Por isso o Facebook oferece um formato que integra todas as etapas da venda:

  • Reconhecimento
  • Consideação
  • Aquisição
  • Conversão

Mokarzel ainda apresentou os diferentes formatos como o Dynamic ads para retail, lead ads, link ads, BOT para o messenger, offers e Store Visits.

As lições finais foram da palestra de Bruno Mokarzel foram:

  • Foco nas pessoas: mude de cookies para pessoas
  • Meça métricas que importam: mude de clique e engajamento, para visitas em lojas, vendas, ROI e LTV
  • Compare todos os canais: mude de last click para omnichannel multi-touch attribution


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