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diminuir custos de anúncios

A inteligência de marketing de performance pode trazer análises e comparativos do desempenho de suas campanhas digitais. Com isso, é possível identificar campanhas com muitos cliques, mas que não geram conversões e casos onde o ROI dos anúncios está abaixo da média, sendo pouco estratégico manter esse investimento sem realizar ao menos algumas ações de melhoria.

Para ficar mais claro, os anunciantes sempre perdem dinheiro quando:

  • Campanhas e anúncios geram muitos cliques e 0 conversões
  • Campanhas e anúncios geram muitos cliques e poucas conversões comparadas a outros canais onde anunciam
  • Os lojistas não sabem quais estratégias são mais ou menos eficientes
  • Os lojistas sabem quais estratégias são menos eficientes e não realizam ajustes ou pausam estas campanhas
  • Os lojistas sabem quais estratégias são mais eficientes e não aumentam o investimento e foco nessas campanhas

Tudo isso pode tornar a estratégia de marketing mais custosa e com baixo potencial de resultado.

 

Como identificar e diminuir custos de anúncios ?

A campanha abaixo, por exemplo, mostra um exemplo de análise comparativa da inteligência de marketing de performance. Nessa situação os canais investidos apenas geraram cliques (e custos por cada clique) e nenhuma conversão.

diminuir custos de anúncios

A empresa não obteve receita na estratégia destes canais, não houve ROI (retorno sobre investimento) e ao mantê-los ativados ela continua tendo perdas financeiras, visto que não obteve qualquer tipo de retorno.

Você pode se perguntar: por que uma empresa manteria campanhas assim ativadas?

Em geral, esse tipo de situação ocorre quando as empresas administram uma estratégia multicanal, sendo que alguns dos canais possuem um bom retorno. Por causa disso, o alto retorno destes canais de alta performance acaba criando uma percepção positiva da estratégia de marketing como um todo. Mas isso acaba mascarando os resultados individuais, de cada estratégia que a empresa adotou.

 

Exemplo:

Canal 1: Investimento: R$1.000,00 e ROI 7 (a cada R$1,00 investido a empresa recebeu R$7,00)

Canal 2: Investimento: R$1.000,00 e ROI 10 (a cada R$1,00 investido a empresa recebeu R$10,00)

Canal 3: Investimento: R$1.000,00 e ROI 0 (a cada R$1,00 investido a empresa recebeu R$0,00)

Canal 4: Investimento: R$1.000,00 e ROI 0 (a cada R$1,00 investido a empresa recebeu R$0,00)

 

No total, essa empresa investiu R$4.000,00 e recebeu R$17.000,00 (R$7.000,00 do canal 1 + R$10.000,00 do canal 2). No cenário geral isso pode parecer positivo dependendo do segmento e custos do negócio. Por isso, há situações desse tipo onde a estratégia é mantida porque a média gerou uma receita esperada pelo negócio.

Mas, observando os investimentos e ROI novamente é fato que dois canais simplesmente geram custos para a empresa. Ao tomar conhecimento desse fato e ações estratégicas ela poderia:

  • Pausar os canais 3 e 4, assim, poderia  poupar R$2.000,00 investidos e que não geram retorno
  • Alterar as estratégias dos canais 3 e 4, melhorando anúncios e direcionamento para tentar engajar mais o público-alvo. Com isso poderia começar a obter retorno para estes canais – talvez até mais que os canais 1 e 2
  • Direcionar o investimento dos canais 3 e 4 para os canais que geram resultados. Os R$2.000,00 adicionais no canal 2 poderiam ter gerado um retorno de mais R$20.000,00, considerando o ROI 10 obtido pelo canal. Dessa forma, a estratégia teria gerado R$37.000,00, ao invés dos R$17.000,00

 

Estas ações ajudariam a diminuir custos de anúncios das campanhas da empresa e tornar a estratégia mais assertiva e lucrativa.

Quer saber mais? Entre em contato com a Admatic para entender como podemos ajudá-lo a diminuir os custos de suas campanhas.

 

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