Top Menu

O universo dos anúncios no Google é bastante vasto e isso pode acabar gerando algumas confusões entre os canais. Por exemplo, você sabe exatamente as diferenças entre as campanhas no AdWords daquelas feitas no Google Shopping ou pelo retargeting do Google? Caso você tenha dúvidas sobre os formatos, não se preocupe, pois iremos explicar cada canal e para quais tipos de campanhas cada um deles se aplica melhor.

Google AdWords

É o sistema de anúncios do Google que se divide no formato de texto, vídeos, imagens e rich media.

Rede de pesquisa

São anúncios de texto (links patrocinados) que aparecem durante a pesquisa do usuário no Google a partir da digitação de uma palavra-chave ou termo de busca. O sistema funciona como um leilão destas palavras, onde os termos mais bem ranqueados são aqueles de sites que tenham a melhor combinação entre lance + qualidade técnica e de conteúdo do site.

google-adwords
Note que, em verde, há uma inscrição de que o resultado da pesquisa se trata de um “anúncio”

Rede de display

São anúncios em texto, vídeos, imagens e rich media que aparecem em sites parceiros do Google que disponibilizam espaços para a veiculação de anúncios em suas páginas. Além dos parceiros, outros produtos do Google, como o Gmail e o Youtube, também se valem desse formato de anúncios. Pode funcionar por palavras-chave, canais, tópicos, público-alvo e por remarketing.

Google Adwords Youtube
Anúncio no formato de vídeo no Youtube através da rede de display do Google

Google Shopping

É o sistema de anúncios do Google que funciona como um comparador de preços de um produto.

Veja na imagem como é possível buscar no Shopping por uma palavra-chave e obter resultados de anunciantes. Os lojistas que aparecem neste espaço divulgam seus produtos, constando informações técnicas e preços dos itens. O usuário pode consultar cada preço e filtrar, ao lado, por valores, categorias e variações de seu interesse. Se clicar, será redirecionado ao site do anunciante onde poderá adquirir o produto.

Remarketing

É um formato de anúncios de retargeting, ou seja, que impacta pessoas que já interagiram com seus anúncios ou site e que pertencente à rede de display do Google AdWords. Portanto, é uma categoria dentro do AdWords e que serve para re-exibir anúncios a um usuário que já havia interagido com uma página de produto ou campanha de um anunciante.

Por exemplo, acessamos um site, encontramos um produto de nosso interesse, nos logamos no site, colocamos o produto no carrinho de compras, mas não finalizamos o processo. Se o site é um anunciante na rede de display do Google AdWords ele pode programar para que quando navegarmos em sites parceiros ao Google, os espaços de anúncios sejam ativados para exibir o produto que quase compramos. Desta forma, somos re-estimulados a comprar algo que já é de nosso interesse.

 

Em resumo, AdWords são os anúncios da rede de pesquisa e display do Google (também chamados de links patrocinados), o Google Shopping é o comparador de preços do buscador e o remarketing é o sistema de retargeting da mesma empresa e que fica dentro do AdWords.

Ainda tem dúvidas? Escreva suas perguntas nos comentários que tentaremos respondê-las!


Entre em contato







Close