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Não é mais novidade para ninguém que as ações de marketing baseadas em informações dos consumidores são fundamentais no meio digital. Por conta do constante avanço tecnológico, o marketing orientado por dados (também conhecido como data-driven marketing) se desenvolveu e tornou-se um ponto estratégico de qualquer empresa de sucesso. Leia o nosso post e saiba por que!

O que é e qual o objetivo do data-driven marketing?

O data-driven marketing é um processo em que decisões são tomadas de acordo com o que se sabe sobre os clientes. Com ele, é possível realizar um estudo mais eficiente dos dados no planejamento estratégico de marketing da sua empresa.

Em outras palavras, a ferramenta é a maneira ideal de atingir o seu público-alvo evitando falhas, já que os dados armazenados irão indicar o comportamento da sua persona, o que consequentemente ajuda a otimizar os seus processos e estratégias de marketing.

Quais são os benefícios do data-driven marketing?

O data-driven marketing oferece os mais variados benefícios, levando em conta não somente a eficácia, mas também a facilidade de implementação. Confira abaixo alguns deles!

Segmentação dos consumidores: com os dados corretos, as empresas conseguem saber quem está envolvido com suas estratégias de marketing em cada canal e em quais horários do dia eles estão ativos, o que pode melhorar a segmentação do público.

Conteúdo relevante: para uma boa campanha de marketing, é indispensável personalizar os seus conteúdos e comunicação de acordo com o seu público-alvo e com os seus principais interesses. Aqui, o data-driven marketing auxilia na separação do que é relevante para o seu público e o que não é.

Permite fazer testes A/B: na estratégia de data-driven marketing, os testes dispensam a necessidade de fazer suposições e fazem com que você tome decisões baseadas em números, diminuindo a chance da sua decisão falhar no futuro.

Melhora a experiência do cliente: se você perceber uma taxa de rejeição alta ou uma conversão baixa na sua campanha, pode avaliar o porquê e fazer ajustes para que a experiência do cliente seja otimizada.

O que o data-driven marketing pode fazer pelo seu ROI?

As estratégias de marketing orientadas por dados podem trazer uma melhora de até 20% em seu ROI. Isso acontece porque os dados favorecem que a sua empresa aprimore os seus processos, desde a geração de leads e valorização da marca, até a experiência do usuário, ou seja, ajuda a otimizar todo o planejamento da companhia.

Ao contrário das métricas de ROI de vendas, o retorno sobre o investimento em marketing não tem como meta somente o fechamento do negócio, já que além das vendas, se preocupa ainda em agregar valor à marca. Dessa forma, muitos especialistas acreditam que o ROI de marketing necessita priorizar o valor de um consumidor.

O data-driven marketing ainda não é utilizado de maneira correta por muitas empresas. Estar um passo à frente em relação à coleta e análise de dados pode oferecer para o seu negócio a vantagem competitiva que ela necessita para ganhar mais destaque no mercado atual!

Alguma dúvida sobre o assunto? Entre em contato conosco!

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