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Na hora de criar campanhas no Facebook, sempre podem surgir algumas dúvidas sobre como construí-las para que elas realmente gerem impacto e retornem o investimento feito pela empresa. A verdade é que criar anúncios bem sucedidos no Facebook é uma tarefa não só possível, mas muito mais simples do que você imagina.

Não acredita? Pois a Admatic separou 10 dicas que vão te ajudar a criar anúncios impactantes no Facebook e que geram sim retorno para seu bolso. Confira:

 

1 – Use a linguagem certa

Uma linguagem muito rebuscada raramente irá funcionar para um anúncio nesta rede social, por outro lado, o abuso da informalidade, como abreviações e gírias também deve ser pensado com cautela. Analise o perfil de seu negócio, a postura de empresas de seu segmento e quem é seu público-alvo e só então defina o tom que irá utilizar na comunicação.

 

2 – Escolha frases curtas e impactantes

Textos longos não são recomendados para anúncios. O foco precisa estar no impacto visual da mensagem, sendo que o conteúdo textual servirá para complementar a mensagem informando o principal. Mesmo sendo curtas, é preciso que as frases sejam impactantes e ajudem a mostrar uma proposição de valor da oferta. Vale destacar algum diferencial, popularidade da marca, preço ou promoções.

 

3 – Revise a ortografia e gramática

Apesar do texto ser curto, ele é sim importante para complementar algumas mensagens. Sendo assim, tenha cuidado na hora de escrevê-lo, pois qualquer erro de ortografia e gramática podem afugentar o cliente ou passar uma imagem negativa de seu produto. A melhor atitude é sempre revisar a informação e também a ortografia, gramática ou mesmo erros de digitação que possam tornar a mensagem pouco fluida.

 

4 – Escolha imagens de boa qualidade

Já dissemos que o destaque dos anúncios tende a ficar nas imagens utilizadas. Por isso, escolher boas fotos, com qualidade e resolução é um ponto fundamental para criar anúncios bem sucedidos no Facebook. Prefira fotos à ilustrações gráficas e tome cuidado para que o produto esteja bem visível e harmonioso na imagem.

 

5 – Preste atenção ao uso das cores

Alguns anúncios, como os exibidos em carrossel, permitem a oferta de vários produtos. As imagens aparecem uma ao lado da outra e, por isso, geram um bom destaque para sua marca.  Mas, como as imagens estão muito próximas, é preciso ter cuidado para que a comunicação e cores delas não gere conflito.

 

6 – Preste atenção no contexto da imagem

A imagem, o produto, o texto, a marca: todas as informações devem estar coerentes com a mesma mensagem. Fique muito atento se a imagem não só está boa, mas se ela “diz” a mesma coisa que o conteúdo em texto e se tudo converge para a ideia do produto no site. Além de clareza de informação, o cliente quer encontrar no seu e-commerce o mesmo conceito do item prometido pelo anúncio em que clicou.

 

7 – Tenha um call-to-action claro

Anúncios que geram retorno são os que possuem um CTA claro. O cliente impactado pelo que viu quer saber o que ele faz para ter acesso ao produto e a mensagem deve orientá-lo sobre isso. Você pode combinar a mensagem a alguma promoção ou oportunidade que mostre o valor da compra.

 

8 – Faça testes para ver como o anúncio vai ficar

Na Central de Criativos do Facebook, é possível se cadastrar com seu e-mail comercial e começar a fazer testes de seus anúncios na rede social. Ao ver exatamente como a informação irá ficar, é muito mais fácil identificar problemas e melhorá-los antes da campanha verdadeira ir para o ar. Não deixe de usar esse espaço para adaptar textos e imagens antes de configurar o anúncio real!

 

9 – Mensure resultados e readeque sua estratégia

Após a campanha ser ativada, é hora de controlar os feedbacks do público, comentários, curtidas, cliques. Se seu foco é gerar performance, precisa acompanhar muito bem o ROI e receita gerados pela campanha e entender se a estratégia foi ou não efetiva. Se não foi, vale tentar algo diferente antes de desistir de utilizar o canal, reformulando o conceito ou estratégia utilizada. Também cabe revisar se o target escolhido é mesmo um público-alvo compatível com seu negócio. Aqui trazemos outras dicas para melhorar seus anúncios.

 

10 – Compare a receita com a de outros canais

Nunca deixe de comparar a performance de suas campanhas com a de outros canais em que você invista – Google Adwords, Links de Afiliados, etc. Você pode ter uma impressão positiva ou negativa na análise individual deste canal, mas uma surpresa com o desempenho dos resultados na percepção comparada. Só assim saberá se é estratégico pausar estas campanhas e redirecionar investimentos para outras, readequá-las ou, pelo contrário, aumentar a verba, pois sabe que o Facebook gera muito retorno para você.

 

Estas dicas vão ajudá-lo a não só criar campanhas no Facebook, mas ter certeza que elas são totalmente focadas, com anúncios bem sucedidos e que geram resultados para seu negócio!

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