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Construir ações de marketing de performance outsourcing ou com equipes próprias? – Otimizar custos é uma constante em todos os setores da economia. Empresas optam cada vez mais pela terceirização de serviços, principalmente os relacionados a tecnologia e marketing.

Terceirizar um serviço vai além da redução de custos. É a oportunidade da empresa focar no que ela realmente faz de melhor e deixar o que toma tempo e dinheiro para um time de especialistas.

marketing de performance outsourcing

Outsourcing no marketing de performance

O Outsourcing, ou terceirização, ocorre quando agências ou consultorias externas são contratadas para realizar diferentes ações, como por exemplo, campanhas de Google Adwords, GShopping, Facebook Ads, Comparadores de preços ou Retargeting.

No geral, a opção por especialistas acontece em áreas estratégicas, que envolvem diretamente a marca da empresa e a repercussão dela perante o consumidor, impactando na conversão da loja virtual.

Para te ajudar a decidir o que é melhor para o cenário da sua empresa, nosso time de especialistas listou os principais benefícios para construir ações de marketing de performance outsourcing ou com equipes próprias.

Por que investir em outsourcing para marketing de performance

Redução de custos da área: O investimento em empresas especializadas pode significar mais ativos trabalhando a seu favor, já que que com um valor fechado você terá pessoas dentro da agência, focadas em entregar resultados para a sua empresa. Pense no seguinte cenário: Um colaborador interno – da sua empresa – administra todas as campanhas de performance e por algum motivo precisa se ausentar, como ficam suas campanhas? A contratação de agências reduz esse risco, já que por contrato eles precisam entregar o que for acordado.

Foco na atividade da empresa: Imagine uma startup que trabalha com desenvolvimento de sistemas. Ela certamente precisa ter como foco o principal core do negócio e outras áreas, como o marketing de performance, pode afastar a empresa do seu principal objetivo, mesmo que seja montada uma equipe apenas para essa tarefa.

Responsabilidade: Ter um time de marketing de performance próprio trará para “dentro de casa” a responsabilidade de atingir os KPIs estabelecidos. Ao contratar uma empresa é possível “amarrar” o pagamento aos números alcançados pela loja virtual, fazendo com que toda a responsabilidade fique com a contratada.

Se optar por essa modalidade é preciso ter alguns cuidados:

  • Defina todos os processos antes de iniciar a operação
  • Cláusulas que assegurem que a contratada vai entregar o acordado
  • Defina as atribuições da agência e as da empresa
  • Cronograma de reuniões e entregas de relatórios
  • Encontre não um fornecedor, mais um parceiro
  • Defina quem será o ponto de aprovação na empresa

Por que não investir em outsourcing para marketing de performance

Dados mantidos internamente: Ao contratar uma agência você coloca dados internos ou inteligência de mercado nas mãos de terceiros. Dependendo do negócio e dos dados, isso pode ser ruim. Com equipe própria você fica mais seguro. Exemplo: números de vendas, receitas ou valor investido em cada campanha.

Dependência: De acordo com a forma que for negociado e desenvolvido, o modelo de marketing de performance outsourcing pode gerar dependência. Imagine sua empresa concentrando as ações em uma única agência, no momento que ocorrer algum atrito e for necessário a substituição do prestador de serviço, pode existir alguma dificuldade na migração dos dados e do histórico.

Cultura:  As politicas e formas de conduzir o negócio podem ser diferentes entre contratante e agência, o que dificulta a interação durante a duração do contrato. Análise os métodos, a forma de trabalho e como são tratados os colaboradores do prestador de serviço. Se as formas de “tocar” o negócio forem muito distintas, busque por um parceiro com maior sinergia com a cultura da sua empresa.

Controle total da campanha de performance: Quando você fecha com uma agência, define um budget e cabe a ela apresentar resultados com o que foi definido para o projeto. Ao trazer o marketing de performance para dentro de casa, existe a possibilidade de encontrar oportunidades de redução de custo ou chances de potencializar o investimento, que se perdem em um projeto fechado.

Otimização no marketing de performance

A automação e otimização de campanhas de performance é uma frente que pode – e deve – ser adotada tanto por equipes internas de performance, quanto por agências e profissionais especializados na prestação de serviço.

Automatizando o processo operacional e integrando informações de todos os canais em um único local, a equipe de marketing ganha agilidade para monitorar os resultados das campanhas nos diversos canais, mais precisão nas análises e mais tempo para novas soluções, caso alguma campanha precise ser alterada.

O software de gestão de marketing de performance oferecido pela Admatic, integra o seu e-commerce aos canais de marketing de performance e ajuda você a organizar, estruturar, monitorar e otimizar todas as suas campanhas em um só lugar, facilitando a sua vida para que você abuse da criatividade sem preocupações.

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