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Como trazer mais retorno com o Marketing

Para todos os tamanhos de negócio, mas especialmente os pequenos, cada real direcionado para o marketing deve ser muito bem acompanhado. Quer dizer, é preciso acompanhar todo o investimento porque muitas vezes esses recursos podem ser “sugados” rapidamente e sem que ofereçam um retorno real ao investidor.

Quando os e-commerces contratam uma agência especializada para gerir o marketing, a expectativa é que ela não tenha apenas know how sobre as ferramentas e canais mais adequados, mas que também tenha esse olhar para investir e poupar recursos quando isso for a melhor opção para o seu cliente. É possível e preciso que a agência saiba investir e poupar recursos em marketing na hora certa – e isso envolve também pausar campanhas que em certo momento foram eficientes, mas que em outro momento deixem de fazer sentido.

A agência precisa ser sim capaz de testar canais, experimentar formatos, mas deve explicar, por meio de relatórios, porque acha que é um momento para se manter a estratégia, aumentar investimentos daqui ou tirá-los de lá. Ou porque tomou determinada ação antecipando problemas que poderiam prejudicar a entrega de resultados para seu cliente. Isso só é possível quando a agência está 100% empenhada em trazer retorno com o marketing e investe em melhorias que tornem suas decisões mais assertivas.

Aumentando o retorno com o marketing

O retorno do marketing é semelhante ao de um mercado de ações: alguns recursos são distribuídos onde se infere que as cifras estão em ascensão. Quando algo modifica o cenário e as cifras começam a cair, o investidor ou, no caso, a agência, identifica se é melhor movimentar os recursos para outro lugar ou se vale esperar um pouco mais. Estas decisões precisam ser embasadas e, da mesma forma que o investidor tende a acompanhar indicadores de mercado, a agência precisa manter relatórios que mostrem tendências do marketing para identificar sazonalidade, comportamento do público e outras tendências.

Assim como investidores podem assinar jornais segmentados, procurar informações privilegiadas que favoreçam suas ações, as agências precisam contar com ferramentas que consigam compilar dados importantes sobre as campanhas de marketing e assim tomar decisões embasadas. Os dados do marketing de performance precisam trazer uma percepção comparada de resultados para que o analista saiba quando é hora de movimentar recursos, economizar pausando campanhas de canais com baixo retorno, ou aumentar recursos onde o retorno sobre investimento parecer trazer resultados mais relevantes.

Quando a agência contratada tem essa percepção, ela certamente irá trazer muito mais retorno para o cliente!

Para aumentar o ROI do marketing de seu e-commerce:

  • Acompanhe todas as estratégias tomadas pela agência, como mudança de canais, pausas de campanhas e etc;
  • Solicite relatórios que comprovem a tendência que embasou a ação (aumento ou diminuição de investimento);
  • Acompanhe resultados (aumento de pedidos, receita, etc) antes e depois de cada mudança de estratégia e comunique sua percepção para a agência;
  • Peça para a agência distribuir seus recursos em mais de um canal para poder acompanhar a interação do público em cada lugar – nos primeiros meses entenda com seu analista a performance de cada um;
  • Não tenha medo de aumentar investimentos naquilo que for estratégico: quer seja uma ferramenta que poderá ajudar a poupar ou trazer recursos ou um canal de performance que traga um retorno muito alto;
  • Veja se a agência usa ferramentas que pausem automaticamente campanhas para itens fora de estoque. Isso evitará que o cliente consuma CPC em campanhas de itens que não poderá comprar;
  • Veja se a agência usa ferramentas que ajustem preços nas campanhas de forma automática. Isso evitará que o cliente clique em uma campanha promocional e desista de comprar por encontrar um valor mais alto no site, e também que ele deixe de clicar por não saber que o item está com desconto;

Estas são algumas maneiras de aumentar o retorno com o marketing que você deve adotar para seu e-commerce não perder recursos (e nem deixar de ganhar).


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