Como traquear usuários entre múltiplos canais com a Admatic
Uma pesquisa da Criteo, empresa especializada em retargeting, perguntou a empreendedores do mundo todo se eles estavam desenvolvendo campanhas de retargeting, e quais eram seus maiores desafios ao adotar esse tipo de estratégia.
- 35% disseram que a principal dificuldade era integrar as várias fontes que trazem dados dos clientes
- 2% afirmam que a definição de orçamento para o projeto é o principal desafio
- Para 31% a falta de conhecimento interno ou capacidade para usar as ferramentas é a principal barreira
- Outros 29% dizem que manter a qualidade dos dados dos clientes em todos os sistemas é um dos desafios enfrentados para campanhas de retargeting
- Já 28% responderam que não conseguem investimentos de seus diretores e gerentes
- A integração entre sistemas e ferramentas (por exemplo, CRM, DMP, etc.) é um desafio para 15%
- 14% apontam a contratação ou treinamento de pessoas para executar o programa
O principal desafio apontado (35%) foi a dificuldade de integrar as várias fontes que trazem dados dos clientes. Com a utilização da Admatic você ganha um aliado importante, que permite traquear usuários e apontar qual a origem do cliente que realizou a compra em sua loja virtual. Esse é um procedimento simples que é feito pela própria ferramenta.
Antes de mostrar como funciona a ferramenta, vale um rápido glossário sobre o significado de cada uma das siglas que podem ser utilizadas:
- Origem de campanha (utm_source): esse campo é utilizado para identificar o site de onde a visita se concretizou. Aqui se coloca o nome do site que exibe o anúncio, ou mesmo qual formato impactou o cliente – newsletter, e-mail marketing etc.
- Mídia de campanha (utm_medium): ele funciona para para apontar a mídia utilizada como e-mail ou canal baseado em CPC.
- Nome de campanha (utm_name): aqui será apresentado o nome da campanha. Vamos imaginar, por exemplo, que você irá fazer uma campanha para lançamento do smartphone XPTO. A campanha pode se chamar “Lançamento XPTO”. Aqui você identifica por qual campanha o produto foi vendido.
- Termo de campanha (utm_term): no caso do AdWords, é possível rastrear palavras-chaves específicas, que sejam estratégicas para seu negócio.
Na prática
Vamos tomar como exemplo uma loja virtual que trabalha com estratégias de link de Afiliados, nesse caso específico é possível saber por qual canal a conversão foi concretizada, de qual campanha o cliente veio e se o marketing foi por um modelo baseado em CPA, CPC ou CPM, como na url descrita abaixo:
www.exemplo.com.br/produto/124?utm_source=Criteo&utm_medium=CPA&utm_name=SmartphoneXPTO
Se quiser apenas monitorar, por exemplo, uma campanha no Buscapé, a URL ficará dessa forma:
www.exemplo.com.br/produto/124?utm_source=Buscape&utm_medium=CPC
Ao configurar esses parâmetros é possível traquear usuários, entendendo a origem das vendas oriundas do marketing de performance (last click) e criar indicadores.