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Quantas das suas atividades são feitas por meio do celular? Independente do seu padrão de vida, dificilmente você não utiliza seu smartphone para acessar notícias, rede sociais, aplicativos de mensagens e para verificar seus e-mails. Uma pesquisa da Nielsen apontou que entre os brasileiros, 73% daqueles com idade entre 18 e 49 anos – e que possuem smartphones – acessam a internet por esse dispositivo móvel.

Se você voltar 20 anos, certamente essa não era uma realidade comum. Nos abastecíamos com conteúdo em revistas, jornais, rádio e principalmente com a TV.  Mas isso tem mudando, primeiro foram os computadores e agora os dispositivos móveis – net e notebooks, celulares e tablets são termos cada vez mais comuns.

Isso mostra a evolução de como encontrar e se comunicar com o consumidor. Hoje, fazer  banners e anúncios em sites onde seu público estiver, não basta. Exatamente por esse motivo o marketing de performance tem ganho tanta força.

Em recente artigo publicado no portal Proxxima, o diretor geral da Criteo no Brasil, Fernando Tassinari definiu que o marketing de performance é o novo “normal”. Ele indica que em recente pesquisa conduzida pela própria Criteo, mais da metade das empresas disseram realizar, ao menos ações básicas de marketing de performance, e essas empresas dizem fazer o marketing porque o cliente tem buscado uma experiência mais personalizada.

Mas nesse contexto onde várias empresas passam a trabalhar com marketing de performance e oferecer campanhas personalizadas, logo teremos um cenário onde tudo será mais do mesmo. Hoje, por exemplo, Google e Facebook abriram uma porta, sem volta, que permite a qualquer perfil de negócio, por menor que seja, um alcance na casa de milhares de pessoas, com um custo relativamente mais baixo do que outrora – até ações de retargeting, que eram complexas há alguns anos, hoje são facilmente programáveis, com um alto poder de segmentação.

Com tantas ferramentas – e um número cada vez maior de profissionais se qualificando e replicando conteúdo a outros, o mercado passa a ter bons técnicos, que sabem conceitos, entendem de mercado e entregam o que precisa ser entregue. Mas te devolvemos uma outra  pergunta, isso será suficiente daqui a algum tempo?

Estamos nos aproximando de um momento em que todos estarão tomando as mesmas decisões, o que levará a um processo bem peculiar no digital: Como ser criativo, usando as ferramentas existentes e conseguir se destacar em um cenário onde se produz mais do mesmo? Você pode contrapor que dificilmente isso vai acontecer com você, já que sua equipe utiliza o que existe de mais moderno e todas as inovações. Mas quando você diz isso, você entende que sempre estará atrás de alguém, seguindo tendências?

Como se destacar e ser criativo no marketing de performance

Interpretação de dados

Fazer ações de performance pode até ser fácil, mas suas ações estão sendo pautadas em dados de mercado e informações geradas por suas ferramentas de análise? Entender quais campanhas tem dado certo, em quais períodos, produtos e canais é essencial para que os resultados alcançados sejam potencializados. Além disso, tente usar análise de comportamento dos preços da concorrente, por exemplo, para assim gerar campanhas diferenciadas.
Existem vários softwares que auxiliam você na tomada de decisões estratégicas. Por exemplo o oferecido pela Admatic, que auxilia na gestão das campanhas e te apresenta, em um único
dashborad, todas as informações necessárias para que você saiba como andam suas ações.  

Pense fora dos padrões e seja você a inovação

Entendendo o comportamento do mercado será possível saber para que lado ir, sem ter que se basear em uma líder de mercado ou empresas de outros segmentos.  Se você se focar apenas em padrões pré-estabelecidos, você não está preparado para a revolução que está acontecendo na forma como nos comunicamos. Ser resistente a mudanças pode dificultar muito a forma como você vai fazer negócios – e não em um futuro distante, mas logo.

Comece pela tecnologia e contrate a Admatic para conseguir estudar o comportamento de suas ações e canalizar investimentos nos canais certos, com a linguagem adequada e com objetivos bem claros a serem alcançados.

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