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campanhas no instagram

O Instagram é uma rede social gigantesca, que tem usuários fiéis há anos, mas que a cada dia conquista novas contas. Por conta disso, é também uma mídia bastante eficaz para empresas que buscam divulgação de seus produtos/serviços, relacionamento mais próximo de seus clientes, e um novo método para aumentar as vendas. Para fazer com que tudo isso aconteça, fazer e mensurar campanhas no Instagram é fundamental.

 

Neste post, vamos focar na mensuração de resultados. Isso porque, por mais elaborada que uma estratégia seja ou por mais estudada que tenha sido, não terá serventia se não há um trabalho focado também no acompanhamento dos resultados.

 

Por que é importante acompanhar os resultados das campanhas no Instagram?

 

As campanhas no Instagram, quando bem realizadas, tendem a proporcionar ótimos resultados para a companhia. Mas como saber o que está sendo eficaz ou não para o negócio na rede social? Mensurando.

 

O acompanhamento dos resultados permite clareza sobre o que está sendo abordado neste canal, como é a recepção do seu público-alvo, se as pessoas que você quer atingir estão sendo atingidas, se os resultados que você pretendia conquistar estão sendo conquistados, entre outras métricas.

 

O que fazer com essas informações? Agir! Se você tem certeza que determinada estratégia está dando certo é possível investir nela para colher ainda mais resultados. Também é possível defini-la como padrão na linguagem, identidade, persuasão, etc. Por outro lado, se a campanha não está dando certo é extremamente importante tem ciência disso para não desperdiçar tempo, energia e esforço com aquilo que não vai te render nada.

 

Quais métricas adotar na rede social?

 

Mensurar quer dizer acompanhar frequentemente baseado em alguns critérios. Liste quais critérios são os mais importantes para o seu negócio nesta rede social em especial e mantenha uma frequência de análise. É importante também fazer a comparação entre os meses para checar oportunidades do mercado, datas comemorativas e outras características que podem impactar os resultados. Algumas métricas importantes são:

 

Seguidores, curtidas e comentários

 

Essas são métricas básicas, mas que não podem faltar no seu acompanhamento. A quantidade de cada um deles é uma das mais visíveis e importantes informações sobre suas campanhas no Instagram e mostra que sua página também tem impactado pessoas que ainda não te acompanhavam. Em relação aos comentários, a quantidade não é apenas o único ponto de atenção. O mais importante desse item é o teor do que é dito. Vários comentários ruins não é um bom sinal.

 

URL customizada

 

Outra métrica importante parte da customização de URLs. Se em sua campanha você está disponibilizando algum link, é importante personalizá-lo para que saiba se ele está sendo clicado ou não. Com as conhecidas UTMs (Módulo de Rastreamento Urchin) você pode rastrear a origem e destino dos cliques de suas páginas.

 

Menções na rede social

 

Na mensuração de campanhas no Instagram também é possível avaliar as menções na mídia social. Uma forma de incentivar esse tipo de prática por meio dos usuários é a partir da escolha das hashtags certas. Escolhendo as hashtags ideais, há mais probabilidade de que seus posts apareçam para pessoas que se interessam por seu segmento. Assim, consequentemente, também há mais chances de ser mencionado e divulgado espontaneamente.

 

Engajamento

 

O engajamento é uma das principais métricas independentemente da rede social em questão. Para calculá-lo, basta dividir o número de curtidas e comentários pelo número de seguidores que o seu perfil tem. Com isso, você obtém o percentual exato.

 

Compras pelo Instagram

 

Que tal saber qual das suas conversões vieram das suas campanhas do Instagram? Será que os seus seguidores deste canal compram os seus produtos? Para conseguir mensurar casos como esse é preciso rastrear os pedidos. Uma boa forma de começar é divulgar cupons específicos nessa mídia e ver quantas vezes e por quem ele é utilizado, logo você saberá que se tratam de vendas vindas do Instagram.

 

Agora que você já entende como mensurar resultados de suas campanhas no Instagram saiba também como utilizar o Instagram para potencializar suas vendas!

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