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Gerenciar um e-commerce pode ser uma tarefa bastante complexa. Além de disponibilizar os produtos para venda, é necessário pensar também em outras áreas, como o financeiro e o marketing. Nesse contexto, existem algumas formas que ajudam a analisar como está indo o negócio de maneira eficiente. Uma delas chama-se análise SWOT.

O que é análise SWOT?

Ferramenta ideal para administrar o planejamento estratégico de uma empresa, a análise SWOT entende: suas forças (S – Strengths), suas fraquezas (W – Weaknesses), as oportunidades (O – Opportunities) e as ameaças (T – Threats) do meio.

O seu objetivo é avaliar as coisas boas e ruins que podem existir no seu negócio, analisando o ponto de vista interno (forças e fraquezas) e externo (oportunidades e ameaças). Por exemplo: os internos estão relacionados à sua loja virtual e os externos ao ambiente em que ela está posicionada.

O ambiente interno está sob total controle da própria empresa, dependendo de um gestor tomar ou não as decisões (exemplos: políticas de vendas, sistemas de gestão, frotas de veículos, carteiras de clientes, capacidade de investimento, etc.).

Já os fatores do ambiente externo não podem ser controlados, pois não se sabe quando e se vão aparecer (clima, taxa de juros, desastres naturais, mudanças de legislação, etc.). Em outras palavras, as forças e fraquezas são o presente enquanto as oportunidades e ameaças são o futuro.

Como fazer uma análise SWOT?

Como falamos acima, para fazer uma análise SWOT é necessário entender quais são suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças antes de adicioná-las nos quadrados. Para isso, você pode se fazer algumas perguntas. Confira algumas sugestões abaixo:

Forças

– Qual é a minha vantagem competitiva?

– O que faço melhor que meus concorrentes?

– O que meus clientes mais gostam na empresa?

– O que eu faço que ninguém mais faz?

Fraquezas

– O que meus concorrentes fazem melhor que eu?

– Quais são as reclamações dos meus clientes?

– Quais são minhas desvantagens?

– O que impede a minha empresa de crescer?

Oportunidades

– A economia pode nos impactar positivamente?

– O mercado está mudando de maneira favorável?

– Quais novas oportunidades posso aproveitar?

Ameaças

– Quem são meus principais concorrentes?

– As mudanças de mercado podem impactar negativamente no meu negócio?

– O meu fabricante é de confiança?

Se você deseja uma vantagem competitiva no mercado, não deixe de investir em estratégias de marketing eficientes como a análise SWOT. A partir dessa matriz, será possível ter uma melhor visão da sua loja virtual e, assim, você poderá pensar em melhores estratégias.

Deseja saber mais sobre o assunto? Entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas!

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