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A importância do branding para um e-commerce – Imagine você com duas opções: Comprar um Ipod ou um MP3 Samsung. Os itens têm valores bem parecidos, os prazos de entregas são próximos, além de terem as mesmas condições de pagamento. Qual você escolheria?

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Provavelmente a marca teria um grande peso na sua escolha, já que mesmo com algumas caraterísticas diferentes, ambos têm a mesma função: tocar música. E se no nosso exemplo, os valores forem semelhantes e as características atenderem o que você procura? Com certeza você vai escolher a marca com a que tem maior afinidade e confiança, ou seja, com aquela que você mais se identifica e que passa maior credibilidade.

O Branding é exatamente o trabalho de construção e/ou gerenciamento de uma marca junto ao mercado e público-alvo. A percepção de cada consumidor sobre a marca é resultado das estratégias e ações de Branding.

O que isso tem a ver com e-commerce?

Tudo. Apenas para ilustrar, o Paypal encomendou à IPSOS a pesquisa “Perfil do E-commerce no Brasil”, que foi divulgada no início do ano e apontou que existem no Brasil 450 mil e-commerces ativos atualmente.

Para atuar em um mercado com tanta concorrência é preciso ser visto, se diferenciar e fazer com que o cliente confie em sua loja virtual. Você pode ter excelentes condições de pagamento, prazos e fretes interessantes, mas se ao seu lado existe uma grande rede, na qual o cliente já realizou diversas compras e continua comprando, mesmo com o preço um pouco mais alto, é porque ele ficou tão satisfeito que não vale a pena trocar para outra loja que ele ainda não conhece. Boa experiência de compra, traz confiabilidade e fidelidade a marca. Mas não se assuste, se você ainda não tem um trabalho de Branding para seu e-commerce, comece agora e conquiste fãs para sua marca. Veja algumas dicas que listamos para você, bom trabalho e sucesso!

Como construir a imagem positiva de sua marca

O primeiro passo é criar valor para sua marca e, para isso, ações de conteúdo e marketing de performance são imprescindíveis. Mas cuidado para não deixar pontas soltas. O ideal nesse tipo de ação é que ela seja automatizada para que você não perca o controle e consiga fazer alterações, sempre que necessário. Invista no Search (Google), em comparadores de  preços, em retargeting e em outros canais que façam sentido para seu negócio. Esse investimento vai trazer o seu consumidor para mais perto de sua marca. A partir daí, será preciso trabalhar todos os processos para que ele tenha uma experiência diferenciada.

Entenda seu público

Lembre-se que para criar um relacionamento e gerar engajamento com o seu público você precisará entender melhor quais suas preferências, necessidades, hábitos e comportamentos. Conhecê-los bem é a chave para ações direcionadas e efetivas.

Criar uma linguagem com a qual o seu público se identifique, buscar oferecer produtos e serviços no momento certo e para o segmento correto serão determinantes para criar um laço de confiança e credibilidade com seus amigos! Sim, comece a não ver mais os consumidores de seus produtos/serviços como consumidores e sim como amigos, pois se toda pessoa que você mantém um relacionamento pode se tornar sua  amiga, isso não vai ser diferente para sua marca. Então, a partir de agora entenda que você vai conquistar amigos e defensores da sua marca.

Comunicação nos canais certos

Depois que você passar a entender seu público, obviamente ficará mais fácil de saber onde encontrá-los. Nesse momento você poderá definir qual a melhor linguagem e os melhores canais para “conversar” com os seus “amigos da marca”, dessa forma é possível se concentrar nas ações corretas, criar relacionamento e fomentar um canal de comunicação de mão dupla, onde você oferece algo com valor agregado e seu público retribui depositando confiança na sua marca. Suas ações de performance e conteúdo precisam ser sempre medidas para ajudar a definir os melhores canais de mídia e de vendas.

A importância do processo de entrega para seu e-commerce

Devem ser feitas nos prazos acordados para ganhar a confiança do consumidor. Qualquer falha nesse processo pode acabar com a sua marca e gerar sanções legais. Mas é preciso fazer mais que o básico e oferecer uma experiência diferenciada.

Hoje algumas empresas fazem as entregas por meio de bikes, por exemplo. Imagine uma empresa que trabalha com produtos sustentáveis realizando entregas com bikes em alguns dos principais centros do país? Ou uma empresa que vende games, encaminhar junto ao produto uma camiseta personalizada para o cliente. Ou lojas que personalizam a entrega, oferecendo um atendimento diferenciado como entrega e instalação no mesmo momento ou orientações aos clientes sobre o uso correto da mercadoria. Esses tipos de ações têm apelo comercial e podem fidelizar o cliente, além de ser utilizado como uma oportunidade de divulgação da marca.

Pós venda / Suporte

Novamente o consumidor precisa saber que você está próximo dele. Nessa etapa é importante que toda comunicação siga a mesma linha. Telefone, e-mail e redes sociais não podem transmitir informações desconexas. O ideal é construir a sua própria linguagem e adaptá-la para cada canal de marketing.

Hoje as empresas usam e abusam de atendimento eletrônico e automático, com mensagens que são nitidamente padronizadas, o que incomoda uma boa parcela de consumidores. É importante ter um time de suporte em redes sociais, por exemplo, para fazer com que o atendimento seja mais humanizado, com tempo menor de resolução e personalização do contato.

Também vale a pena ser ativo e trabalhar o relacionamento com o consumidor. Estimule esse cliente a compartilhar a experiência, se positiva, junto às redes sociais e o bonifique de alguma forma. Encaminhe campanhas de e-mail marketing com produtos que se encaixem ao seu perfil, com informações que agreguem algo para sua vida de acordo com seu perfil e mantenha contato. Lembre-o sempre que você está disposto a atendê-lo da melhor maneira possível!

 


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