Top Menu

5 pontos essenciais em que seu e-commerce precisa investir – Administrar uma loja virtual exige decisões precisas de empreendedores e gestores. E sempre surge a dúvida: onde devem ser concentrados os investimentos de modo a garantir maior visibilidade, conversão em vendas ou leads e conquistar fãs num mercado altamente competitivo?

5 pontos essenciais que seu e-commerce precisa investir

Para não ter mais dúvidas, listamos alguns dos pontos que precisam ter prioridade de investimento e atenção na operação de sua loja virtual e os motivos que os tornam estratégicos.

Investir em marketing nos canais certos

Você precisa trazer seu público para o seu site e ferramentas para isso não faltam. Mas é preciso ter um planejamento estratégico que defina quais os canais certos para atuar de acordo com o perfil de seu público e produtos. Você tem várias opções para gerar visibilidade de seus produtos e despertar interesse do consumidor, anunciar em comparadores de preços, retargeting, afiliados, sites de busca e outros canais de marketing de performance são ótimas opções para atrair seus consumidores. Todos exigem não só investimentos, mas uma análise estratégica cuidadosa para você conseguir atingir o ROI ideal para seu e-commerce.

Uma das maiores dificuldades é fazer a gestão das campanhas, pois cada canal exige um formato diferente de feed xml e criar, alterar e atualizar cada um deles, para cada canal, exige um tempo que poderia ser utilizado em ações mais estratégicas. A Admatic auxilia você nesse processo, através do nosso software você cria o feed xml de um único lugar, ele busca esse feed xml, integra com todos os canais que você deseja anunciar e ainda monitora o desempenho, dando informações importantes para sua estratégia.

Plataforma de e-commerce

O ideal é que a escolha da ferramenta seja pautada nas projeções de sua loja virtual. Isso diminui as chances da necessidade de migração em curto ou médio espaço de tempo.

Mas, além da escolha, é preciso constante monitoramento da ferramenta, a fim de identificar possíveis erros de navegação e ajustá-las, aprimorar a interface para que seja cada vez mais amigável e manter a estabilidade de conexão, mesmo nos momentos de maior movimento, como promoções e ofertas sazonais. Analisar o tempo de resposta do sistema, sua usabilidade e desempenho será fundamental para o seu negócio.

E outro ponto muito importante em uma plataforma é a área de checkout! Mantenha esse ambiente simples, visível, sem distrações para outras áreas do site e, principalmente, seguro.

Operação Logística

Você levou o cliente até suas lojas virtuais, investiu em divulgação, melhorou a experiência de compra e tem um time de pós-venda qualificado, mas vendeu um produto que não tinha em estoque, atrasou a entrega ou não ofereceu opção de devolução e/ou troca para o consumidor. Qual será a reação de seu cliente?

É preciso definir um operador logístico que consiga suprir essa demanda. Hoje existem empresas que conseguem fazer o gerenciamento de vários operadores e de forma automatizada, identificam o melhor frete para a região e o peso do produto que o cliente comprou.

O time interno precisa estar muito bem alinhado com as estratégias definidas, por isso é importante investir em treinamentos e reciclagens e mantê-los a par de todas as decisões defendidas pela empresa.

Atendimento ao cliente

Quando um cliente decide por comprar numa loja virtual, ele está buscando agilidade e comodidade, mas ele não dispensa o bom atendimento. Por isso, ter uma equipe bem preparada, proativa e que fale a mesma língua em todos os seus canais é uma forma de manter a identidade da empresa e criar um relacionamento com os fãs conectados à sua marca.

Invista em canais de atendimento, mantenha sua equipe sempre treinada e atualizada com os objetivos da empresa e esteja sempre atento ao que o seu cliente está pedindo. Responda rapidamente dúvidas e comentários nas redes sociais, além de dar suporte a grupos de defesa do consumidor como Reclame Aqui e Procon. Todo esse esforço garante o tom de atenção e confiança para com os clientes e quanto mais você puder fazer para atender o seu consumidor do jeito que ele precisa, será melhor.

Time qualificado

Esse é o bem mais valioso de uma empresa e o investimento mais importante que você pode fazer. Para a operação, negociação com fornecedores e outras áreas, ter um time preparado é o que garante que todo o seu planejamento tenha um bom desempenho quando colocado em prática!

Tem alguma história legal em algumas dessas áreas? Compartilhe conosco!


VOCÊ ESTÁ PRONTO PRA FICAR NO CONTROLE?
Conheça ADMATIC, um software de gestão para campanhas de marketing de performance.
Crie e gerencie todos os seus XMLs em um só lugar ou analise e otimize suas campanhas de search, retargeting e afiliados. Faça tudo em menos tempo e consiga mais resultados!

SAIBA MAIS | SOLICITE CONTATO DOS NOSSOS CONSULTORES

Close