Top Menu

5 erros que podem dificultar a conversão do seu e-commerce – No mercado de e-commerce o esforço para conversão é sempre importante e muito grande, pois você não tem um vendedor para convencer o comprador, como é feito em uma loja física. Por isso, a experiência do cliente em seu site deve ser a melhor possível e o atendimento a ele muito eficiente.

5 erros que podem dificultar a conversão do seu e-commerce

Descubra cinco pontos em que seu e-commerce pode estar errando e prejudicando a conversão:

1)  Busca e filtro de produtos ineficientes

Analise como seus consumidores fazem a busca quando procuram pelo seu produto, considere os erros de grafia na hora da busca, cadastre seus produtos com palavras-chave que sejam relacionadas. Faça também os filtros necessários com os detalhes dos produtos, cor e tamanho. Os seus produtos devem ser encontrados em todas as interações que os consumidores fizerem.

2) Falta de descrição do produto

Uma desvantagem do e-commerce perante a loja física é o fato do consumidor não ter o contato com o produto. Mas isso não pode ser um empecilho. Por mais comum que seja algumas lojas não terem informação de tamanho, cor, espessura, textura, fotos boas e detalhadas, sua loja virtual não pode cometer o mesmo erro. Quanto mais informação, melhor. Invista nos descritivos, nos exemplos de uso, tire fotos dos detalhes, deixe o consumidor o mais perto possível do produto. Isso vai fazer com que ele se sinta familiarizado, confortável para realizar a compra com tranquilidade e não se decepcionar na hora do recebimento.

3) Poucas opções de pagamento

Muitas lojas virtuais restringem seu pagamento apenas para cartões de crédito de determinadas bandeiras, mas devemos lembrar que o pagamento é o momento de finalização da compra, isso é, sem o pagamento a compra não é concluída. Problemas com bandeiras são comuns, por esse motivo o ideal é que você diversifique, permita todas as bandeiras de cartão, depósito bancário, boleto e outros métodos que possam atingir todo o tipo de consumidor.

4) Processo de compra demorado

Ao escolher um produto, o que seu consumidor deseja é finalizar a compra rapidamente, sem problemas. Mas um erro muito comum dos e-commerces é exigir informações demais no cadastro do cliente, o que acaba alongando o processo e fazendo com que, muitas vezes, o consumidor acabe por desistir da compra. Peça somente as informações necessárias para o processo de compra e que mantenham sua base de dados atualizada. Caso você precise de mais dados, que não sejam relevantes para a conclusão da compra, coloque como opcional no cadastro ou faça essa coleta de dados em um questionário enviado por email, no pós-venda.

5) Preço divergente e frete caro

Mantenha seus preços em conformidade com seu site em todos os canais que anunciar. Frustar o cliente com preços divergentes pode acabar com a confiança do consumidor na sua marca. Monitorar as suas campanhas de performance é essencial, principalmente se você optou pela precificação dinâmica. O software Admatic oferece uma solução simples que atualiza automaticamente os preços nos diversos canais a cada mudança feita no xml do seu e-commerce.

Procure também manter valores de frete condizentes com o mercado ou mesmo condições de frete grátis. Nenhum consumidor quer ser explorado em relação ao frete, muito menos que o produto demore a chegar. Você deve procurar transportadoras que não exijam um custo tão alto para a entrega, permita que existam várias opções e que seu consumidor possa escolher qual é a melhor para ele. Talvez, a mais barata demore mais e vice-versa, por isso você pode deixar a opção de escolha. Assim, ele decide o que se adapta melhor ao seu orçamento e situação. Manter uma boa margem na hora de oferecer descontos ou um frente mais barato é importante, sua loja não pode ficar no prejuízo, mas o valor de frete muito alto poderá gerar a desistência do comprador e baixar suas taxas de conversão em vendas.


VOCÊ ESTÁ PRONTO PRA FICAR NO CONTROLE?
Conheça ADMATIC, um software de gestão para campanhas de marketing de performance.
Crie e gerencie todos os seus XMLs em um só lugar ou analise e otimize suas campanhas de search, retargeting e afiliados. Faça tudo em menos tempo e consiga mais resultados!

SAIBA MAIS | SOLICITE CONTATO DOS NOSSOS CONSULTORES

Close