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5 dicas para montar uma campanha com precificação dinâmica – Ferramentas de precificação são mais do que apenas análises de preço da concorrência, podemos falar de diferentes aplicações para a precificação dinâmica e uma delas é o desenvolvimento de campanhas. Mas, para isso, além de uma excelente ferramenta de análise de preço, é preciso um software que auxilie no gerenciamento das campanhas de performance, como o desenvolvido pela Admatic.

5 dicas para montar uma campanha com precificação dinâmica

Como funciona uma ferramenta de monitoramento de preço?

Para trabalhar com precificação dinâmica é preciso conhecer as ferramentas que oferecem essa possibilidade. Mas como elas funcionam?

São programados “robôs” que, pautados em parâmetros estabelecidos pelo usuário, fazem a busca dos valores cobrados por determinados produtos em diferentes lojas virtuais. Essa informação por si só já seria de extrema importância para um e-commerce, já que não é preciso ter alguém que monitore esses produtos manualmente, olhando loja por loja. Mas, houve a necessidade de desenvolver algo que fosse além, foi quando surgiu a precificação dinâmica, que além de encontrar o valor cobrado por outras lojas virtuais, também faz as alterações do preço dos seus produtos baseado em critérios como, por exemplo, cobrar sempre 5% menos que as concorrentes.

Mas como desenvolver uma campanha com precificação dinâmica?

Listamos cinco dicas que facilitarão seu trabalho na hora de desenvolver uma campanha utilizando-a como estratégia:

Dica 1: Definição dos SKUs que serão monitorados

O primeiro passo para iniciar uma campanha é saber quais os produtos que farão parte dela, até para que você se programe com relação a distribuição e a logística como um todo. Vale lembrar que algumas empresas de precificação, já no início do projeto, definem com a loja virtual quais serão as concorrentes monitoradas e quais os produtos.

Dica 2: Critérios de precificação

Agora que os produtos já foram escolhidos, eles serão comercializados com alguma condição especial? Qual será a regra com relação a concorrência, 10% mais barato, 15, 20… Isso vai depender de sua negociação com o fornecedor e da disponibilidade no estoque. Podem ser definidas regras para cada produto, assim como quantidade de itens que farão parte da campanha. Cada caso exige um planejamento diferenciado. Só é preciso ter cuidado para não entrar na chamada “canibalização de preços”, que é o hábito de oferecer sempre um produto mais barato que o da concorrência e sair lesado no final da venda, além de prejudicar o próprio mercado por reduzir drasticamente as margens.

Dica 3: Benchmarking

Verifique as ações de comunicação e vendas de outras e-commerces. Os principais programas de análise de preço e precificação dinâmica conseguem identificar os valores inseridos em campanhas de e-mail marketing, além da quebra de estoque de determinados SKUs. Essas informações serão fundamentais para o sucesso de sua campanha.

Dica 4: Divulgação

É preciso comunicar seus clientes que sua loja está vendendo produtos com condições especiais. O seu ponto de partida – 10, 15 ou 20%, por exemplo – deve fazer parte da comunicação em diferentes canais, como retargeting e comparadores de preço, por exemplo.

Dica 5: Software de gestão de precificação focado em performance

As mudanças de preço podem ocorrer várias vezes ao dia, sendo assim você terá que atualizar os preços constantemente. Para realizar alteração de preços em sua loja existem ferramentas de precificação que fazem isso automaticamente, como a oferecida pela Sieve. Mas não se pode esquecer que a cada momento que sua loja muda os preços é preciso verificar e modificar os preços em todos os anúncios que estão veiculados nos canais de marketing utilizados, para desta forma não prejudicar a performance de suas campanhas.

Mas como alterar as campanhas que já foram ao ar?

Para esse tipo de situação, o software de gestão de marketing de performance da Admatic é essencial. Pois centraliza todas as campanhas de performance em um único lugar, atualiza as informações de forma automatizada no momento da alteração, garantindo que o site da sua loja e todos os anúncios ativos, a partir do XML da loja divulguem as mesmas informações, sem divergências de preços. 


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