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Em 2016 o Instagram divulgou que alcançou a marca dos 500 milhões de usuários mensais, sendo mais da metade, 300 milhões, usuários diários da plataforma. Aqui no Brasil são 30 milhões de usuário – o país é o segundo em número de pessoas no Instagram, atrás dos EUA. Na época da divulgação da pesquisa também foram apresentados dados impressionantes:

  • 4,2 bilhões de curtidas diárias
  • 95 milhões de posts publicados – por dia
  • 82 milhões de “look do dia”

 

Como sua loja virtual explora o potencial do Instagram para, não só vender, mas também divulgar a marca? Ou hoje você só se concentra  em Facebook?

Se você quer aproveitar o Instagram para potencializar suas vendas, listamos aqui algumas dicas que vão te ajudar a entender a ferramenta e criar estratégias que façam sentido para seu negócio.

Configuração da página:

um detalhe que muitas vezes passa despercebido quando se inicia no Instagram é transformar seu perfil em comercial. Isso vai trazer vários benefícios, dentre eles a possibilidade de inserção de dados como telefone, site e e-mail. Após esses dados serem inseridos, sua página passa a exibir o botão contato em sua página, o que vai facilitar a relação com os usuários que se interessarem por sua loja virtual. Além disso será possível monitorar o comportamento do seu público e realizar análises com relação ao desempenho da página, como curtidas, novos seguidores e outras interações. Outro ponto positivo da conversão para uma página comercial é a possibilidade de investir em anúncios.

Lembre-se que o Instagram é um canal focado em imagens:

lembre-se que posts com promoções no estilo “Só hoje smartphone de determinada, R$ 1.000,00”, dificilmente irão impactar o usuário dessa rede social, fora o fato que existem restrições no Instagram com relação a imagens com muito texto. Uma imagem conceitual de um produto, aliada a uma descrição chamativa, como nesse exemplo, pode dar certo.

Também se faz necessário uma curadoria do que será postado, já que os usuários do Instagram buscam por fotos positivas, conceituais e com composições legais, que vão apresentar os produtos comercializados pelo e-commerce, ao mesmo tempo que oferecem sugestões de uso e inspirações para usuários. Como exemplo podemos citar  Osklen e Sephora. Aproveite para dar dicas de uso de seus produtos, inclusive com vídeos, como nesse exemplo da Ana Capri.

Estimule a interação:

uma maneira de promover seu canal de forma orgânica é estimulando a interação e o compartilhamento. Podem ser criados planos de ação que envolva sorteios ou distribuição de vale presentes, por exemplo. Aproveite desses momentos para focar não só em vendas, mas na experiência do usuário.

Vamos usar uma loja que atua com moda como exemplo: ela pode desenvolver um plano para tirar dúvidas sobre “looks” para o final de semana, toda quinta ou sexta-feira, por exemplo. Assim, os seguidores e seguidoras podem enviar suas perguntas sobre as melhores combinações para diferentes ocasiões. Essa é só um ideia, podem ser realizados outros tipos de interações que atraem leitores.

Invista em divulgação:

assim como no Facebook, é preciso investimento para aumentar a base de fãs em seu Instagram. Para isso você precisa definir o público que deseja alcançar e o filtro de segmentação do “Insta” é parecido com o do Facebook – que já explicamos aqui no blog. O investimento vai depender da quantidade de pessoas que deseja impactar e lembre-se, além do budget, o resultado também será baseado na postagem escolhida para promoção da página.

Outros pontos de atenção no Instagram são:

  • Utilize os filtros para suas imagens
  • Legendas precisam ser diretas
  • Utilize hashtags
  • Se receber alguma direct message – forma de comunicação do Instagram –  responda rapidamente

E você, quando pretende utilizar o Instagram para potencializar suas vendas?


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