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Use o retargeting para aumentar as vendas do seu e-commerce Todo gestor de e-commerce quer melhorar seus indicadores, consolidar números, principalmente o de conversões em vendas, e para isso, trabalha constantemente planejando estratégias para melhorar a performance de seu negócio.

Post_Retargeting

Umas das frentes com maior destaque é justamente o marketing, área vital para a sobrevivência e sucesso de lojas online. Nesse artigo, vamos falar sobre uma das principais modalidades  do marketing de performance, o retargeting.

O que é o retargeting?

Com certeza você já passou pela experiência de acessar uma loja online, olhar os produtos, mas acabar saindo do site sem comprar. Então, ao continuar navegando por outros sites,  você encontra anúncios daquele mesmo produto que viu e não comprou. Isso é Retargeting!

Essa ação pode trazer bons resultados, mas precisa ser utilizada com cuidado. Um pesquisa divulgada pela InSkin Media e a Rapp Media divulgaram em 2014 que 55% dos consumidores desistem da compra de um produto se o retargeting for muito intenso, mas não se assuste, 53% dos entrevistados afirmam que anúncios relevantes contribuem para a decisão final da compra. Outro ponto importante divulgado por essa pesquisa é que aumentam 40% as chances de conversão com anúncios feitos em portais específicos, como por exemplo, anúncios de pousadas em sites que falam sobre viagens.

Como usar o retargeting para aumentar as vendas do seu e-commerce

É preciso desenvolver uma estratégia bem planejada para conseguir bons resultados com sua campanha. Listamos algumas dicas que podem ajudar você a criar um plano de retargeting para seu e-commerce:

Criar o retargeting

Para que você comece a utilizar o retargeting precisa definir onde irá anunciar se em redes de display, pesquisa, redes sociais. Depois disso é preciso instalar a TAG do pixel de retargeting junto ao código do site. Ele vai funcionar para identificar as ações do consumidor e oferecer a esse mesmo IP anúncios relacionados. Você pode criar regras especificas, como por exemplo, anúncios diferentes para quem só visitou o seu site, quem foi até o carrinho e abandonou a compra, quem comprou efetivamente e outras que sejam interessantes para sua estratégia.

Padronize os anúncios

O cliente pode utilizar diferentes devices para acessar sua loja virtual e por isso ele deve ser impactado de forma padronizada em todas elas. Os anúncios precisam ter tamanhos de imagens e textos equivalentes.

Frequência

Defina a frequência com que os anúncios serão lançados para cada perfil de cliente. Você não pode apresentá-los apenas uma vez, afinal, pode ser que o cliente não tenha a necessidade ou vontade da compra naquele momento, mas também não pode seguí-lo com anúncios em todas as interações dele com outros  sites.

Se não forem bem feitas, as campanhas de retargeting podem ser um incômodo para o consumidor. Portanto, de acordo com o perfil de clientes, configure o número de vezes que exibirá seu anúncio,  podendo ter uma frequência diária, semanal ou mensal, por exemplo. A frequência ideal? Cada negócio vai ter suas especificidades, por isso é preciso realizar testes A/B e monitorar como seu público está respondendo para determinar onde estão melhores resultados.

Defina seu público alvo

Apresente o produto certo, para o consumidor certo. Isso aumenta as chances de conversão. Para isso, é fundamental criar os filtros necessários para segmentar e evitar o anúncio de SKUs que não fazem sentido para o cliente.

Segmente os anúncios

O anúncio deve ser baseado no histórico do cliente na loja virtual. Se ele buscou por calçados, não ofereça cortinas ou lençóis. A campanha deve ser  focada em produtos visualizados e/ou similares. Um outro detalhe que é fundamental, não ofereça o mesmo produto várias vezes, principalmente se ele estiver mais barato, isso pode frustar o consumidor.

Se você promover condições diferenciadas de pagamentos ou mesmo preços mais competitivos, aproveite para comunicar a oferta ao cliente que demostrou interesse.

Faça o direcionamento correto

Se o consumidor buscou por camisas, não o direcione para a página de calçados ou para a home. Ele foi impactado por uma campanha para um produto específico, portanto leve-o para essa página.

Monitore as campanhas de retargeting

Um dos principais desafios de toda campanha de divulgação é o controle e mensuração desses dados, já que os anúncios são feitos em diferentes plataformas. Mas, a Admatic soluciona esse problema, oferecendo ao mercado um software de gestão de campanhas de performance.

Em um único  dashboard você consegue integrar o xml do e-commerce com todas as plataformas de retargeting e ainda é possível pausar anúncios, interromper e gerenciar as campanhas de retargeting, campanhas em search, comparadores de preços e afiliados.

É possível ainda identificar o ROI de cada uma das campanhas, por canal, por produto e por categorias que podem ser adequados para as necessidades da empresa.


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