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termos de tecnologia

Veja o glossário com os principais termos de tecnologia que rodeiam o mundo do marketing digital

Alguns termos de tecnologia são fundamentais para quem trabalha com marketing e publicidade e estão cada vez mais inseridos na realidade destes profissionais. Você já sabe quais são eles?

Reunimos um glossário com todos esses termos de tecnologia fundamentais para quem pretende gerenciar o marketing das empresas. Confira:

Apache PIG – plataforma para criar programas que rodem no Apache Hadoop.

APIApplication Programming Interface ou Interface de programação de aplicativos é uma plataforma gerencial que permite a comunicação de dois ou mais aplicativos baseados na internet. Na Admatic, as APIs são os mecanismos que possibilitam a pausa de anúncios para itens fora de estoque ou a atualização automática de preços nas campanhas, tendo o e-commerce como referencial.

Big Data – é um grande conjunto de dados armazenados que podem ser combinados para oferecer um panorama sobre algo.

Black Hat – é a forma como são classificadas estratégias para ranqueamento de páginas no Google e que não obedecem às Políticas estabelecidas pelo buscador.

Cloud Computing – computação em nuvem, ou seja, quando o armazenamento de dados é feito de forma que os dados podem ser acessados em qualquer lugar e a qualquer hora, sem a necessidade de um dispositivo físico.

Cookies – arquivos temporários que armazenam os sites que o internauta visitou na rede. A prática de remarketing e retargeting, por exemplo, consulta esse histórico para oferecer ao internauta um item que ele já tenha visitado em um e-commerce.

CRMCustomer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o Cliente é um sistema que armazena informações do cliente com o intuito de antecipar suas necessidades e descobrir potenciais clientes.

CSS Cascading Style Sheets é uma linguagem de programação utilizada para definir a aparência de documentos escritos em linguagem de marcação HTML ou XML.

Data Lake – repositório que armazena um grande volume de dados.

Data Mining – mineração de dados, ou seja, explorar grandes bases de dados (Big Data) e encontrar padrões e relacionamento entre alguns deles.

Data Science – campo interdisciplinar da computação que se relaciona à estatísticas, visualizações de dados e ciências sociais e é focado em fortalecer os negócios da empresa.

Data Source – configuração da conexão entre um banco de dados e um servidor; uma consulta para o banco de dados.

Edge Rank – algoritmo usado pelo Facebook para definir o conteúdo que será destacado no feed de notícias dos usuários da rede.

Erro 404 – o servidor não consegue localizar a página como acontece, por exemplo, quando o endereço está fora do ar.

Growth Hacker – metodologia focada em crescimento rápido a um investimento reduzido. Termo popularizado entre as startups de tecnologia, mas que acabou sendo inserido na realidade do marketing.

Hadoop – uma plataforma em Java voltada para clusters (computadores conectados para que sejam vistos como um único sistema) e para o processamento de uma grande quantidade de dados.

HTMLHyperText Markup Language é uma linguagem de marcação interpretada por navegadores e utilizada para a programação de páginas na web.

Landing Page – são páginas que trazem um formulário de conversão. O foco é que o usuário gere alguma ação como baixar um conteúdo, solicitar contato comercial e etc. É muito utilizada em marketing de performance.

Keyword – é a “palavra-chave” usada em uma ação ou campanha em marketing de busca, como SEO ou links patrocinados.

Metadados – dados que facilitam o entendimento de ferramentas de pesquisa sobre outros dados presentes em uma página ou site.

MongoDB – aplicação de alta performance e código aberto orientado a documentos e formado por um conjunto de documentos.

No SQL – banco de dados não relacionais de alto desempenho, podendo usar diversos modelos como documentos, gráfico, chave-valor, etc.

Redirecionamento 301 – uma forma de direcionar um endereço, como um site que use a versão www, para outra página, como o mesmo site sem o www. O redirecionamento evita que as páginas sejam duplicadas e permite que a autoridade da página direcionada se relacione com a página ativa.

SEO(Search Engine Optimization) – otimização do site para motores de busca é uma prática que busca melhorias na página que facilitam a indexação do conteúdo em sites como Google, Bing e Yahoo e melhoram a posição nos rankings.

Sitemap – um arquivo HTML de um site contendo metadados para motores de busca, uma espécie de mapa, com todas as áreas de um site, que otimiza os resultados de busca.

XML eXtensible Markup Language ou Linguagem de Marcação Expansível,é uma linguagem padrão, em formato de texto, usada para armazenar dados. Muitos canais de performance utilizam o XML pois ele pode reunir informações relevantes sobre nome do produto, marca, categoria, preço, parcelamento, url do site e outras informações.

Os termos mostram como o marketing tem buscado cada vez mais o amparo da tecnologia. Eles trazem uma possibilidade de se criar campanhas mais estruturadas e eficientes, diagnosticando falhas e identificando oportunidades de alavancar os resultados.

Se você tem dúvidas se o seu marketing está suficientemente estruturado e obtém o máximo da tecnologia, não deixe de fazer o diagnóstico do marketing de performance, da Admatic, e entender o que é preciso melhor.


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