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Tecnologia e marketing, uma combinação cada vez mais essencial em ações estratégicas – Basta olhar para algumas das principais empresas de tecnologia do mundo, principalmente as lançadas nos últimos 20 anos, para saber que elas tem revolucionado a forma como temos feito negócios.

Tecnologia e marketing, uma combinação cada vez mais essencial em ações estratégicas

As duas maiores, Google e Facebook, tem moldado a forma como se compra mídia no mercado atualmente, sendo a primeira um dos canais mais indispensáveis para campanhas de performance. Adwords, Gshopping e Remarketing são algumas das soluções que frequentemente fazem parte do plano de diferentes perfis de empresas.

Esse novo cenário fez com que os profissionais se adaptassem a essa nova realidade.  A consultoria Gartner previu que em 2017 os diretores de marketing passarão mais tempo trabalhando em tecnologia do que os diretores de informação. Um artigo publicado pelo portal da conceituada universidade de Harvard aponta que está surgindo um novo tipo de executivo, o CMT, sigla em inglês para Executivo de tecnologia de marketing.

O artigo ainda aponta que esse profissional tem como função “…alinhar tecnologia de marketing a metas de negócios, servindo como elo com TI e avaliando e escolhendo fornecedores de tecnologia. E cerca de metade deles ajuda a criar novos modelos de negócios digitais”. Esses profissionais trabalham e fazem a integração entre todo o processo de comunicação e vendas à elementos tecnológicos que auxiliem na otimização desse tipo de ação.

Tudo isso já está mudando o alto escalão das empresas, criando novas funções, interferindo no cotidiano dos profissionais de marketing, sobretudo em performance. Os profissionais estão cada vez mais impactados pela entrada da tecnologia, que facilita a gestão e execução de suas campanhas, exige novos conhecimentos e amplia ainda mais a atuação do marketing.

O uso da tecnologia nas ações de marketing de performance

Em entrevista ao portal Mundo do Marketing, Rodrigo Tafner, Coordenador do curso de graduação em sistemas de informações em comunicação e gestão da ESPM, aponta a influencia da tecnologia no marketing “ Cerca de 90% das ações que visam gerar engajamento, interação e experiência vão acontecer sustentadas pela tecnologia.”

Praticamente todas as ações em marketing envolvem tecnologia, sobretudo aquelas focadas em ações estratégicas de performance, sejam elas de Branding ou Vendas e conversão.

Branding: Quando falamos de branding para e-commerce já é possível otimizar ações em redes sociais por exemplo, de uma forma que toda a comunicação seja padronizada, podendo inclusive personalizar respostas de acordo com o perfil do cliente. Existe uma linha de conteúdo, mas cada cliente recebe respostas baseadas em seu perfil. Esse tipo de ação, que é viável com a utilização de softwares específicos, só é possível com a tecnologia.  

Os anúncios também não são mais os mesmos. Hoje os clientes recebem ofertas de produtos e promoções de acordo com seu histórico de buscas e acessos aos sites, a partir de uma estratégia de retargeting.

Vendas e conversão: O e-commerce certamente é o setor que mais utiliza a tecnologia e que influenciou no surgimento de uma série de ferramentas essenciais hoje em dia.

Diferente de outras mídias, as midias digitais são totalmente mensuráveis, sendo possível saber exatamente o retorno de cada ação especifica, coisa que não acontece em campanhas de TV, rádio ou jornal. E, principalmente, quando fala-se em performance, em que a estratégia é criada e analisada com base em Indicadores Chave de Performances, os KPI´s, o controle e mesuração dos resultados ainda é mais preciso.

Existem serviços que monitoram o preço em lojas virtuais concorrentes, identificando os mais baixos, altos e além disso são programados para alterar os valores dos produtos da sua loja virtual com base no comportamento de outros lojistas a partir de regras definidas pelo gestor da área. Esse tipo de ação só é possível com a tecnologia adequada.

Monitoramento em tempo real

Outro desafio é acompanhar e mensurar o engajamento do cliente com cada produto em cada um dos canais que você utiliza. Dependendo do tamanho do seu e-commerce você precisaria de pelo menos umas três pessoas desempenhando essa função.

E essa é uma das razões pela qual muitas campanhas falham, a falta de visão e controle de todo o processo, além da falta de informações sobre o que gera ou não a conversão, no que se deve continuar investindo e no que é preciso recuar.

O software de gestão de campanhas de performance da Admatic permite que você analise todos os itens citados acima de uma vez só, em um único dashboard. Além de acompanhar o desempenho dos produtos e das categorias em cada canal para que se possa manter apenas aquilo que gera resultado, evitando assim o desperdício de investimento.

Cada vez mais a tecnologia se insere nas ações de marketing e vendas dos e-commerces, tornando a automatização uma forma de otimizar o trabalho, aumentando as oportunidades para seu negócio. Essas ferramentas aprimoram o gerenciamento, poupam investimentos desnecessários e acabam te dando uma nova visão de negócio.


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