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O que levar em conta na hora de investir em marketing de performance? – Marketing de performance tem sido a grande investida dos e-commerces, sejam eles de pequeno, médio ou grande porte. Através de ações estratégicas e cuidado ao analisar o comportamento de cada usuário, é possível trazer visitantes mais qualificados para o site com um custo menor, alcançando maior rentabilidade nas campanhas.

O que levar em conta na hora de investir em marketing de performance?

Qual canal ideal para investir em marketing de performance?

Hoje existem diferentes canais para divulgação de anúncios. O cenário ideal é que você consiga estar no maior número de canais possível que se adequem ao perfil de sua marca, isso aumenta a abrangência e o alcance, possibilitando uma exposição maior da marca e crescimento real de vendas.

Citaremos alguns canais que podem ser utilizados para divulgação de seu negócio e como fazer o gerenciamento dessas campanhas.  

Comparadores de preço

Essa é uma das melhores possibilidades de divulgação de sua loja virtual e uma grande oportunidade de aumentar suas vendas e conquistar novos clientes. Os comparadores exibem os produtos com todas as lojas e seus preços, a partir da busca do interessado, assim ele escolhe com muita facilidade a que tem a melhor oferta. Quando o cliente faz buscas em comparadores, já está predisposto a realizar a compra e, se sua loja estiver a frente da concorrência em preço, condições e avaliações, pode converter em muitas vendas. Hoje existem comparadores como Zoom, Buscapé, Já Cotei, MuccaShop e outros.

É importante estar presente nos principais comparadores e definir bem qual a categoria e palavra chave de cada produto que irá anunciar. A forma de cobrança é o CPC (custo por clique), ou seja, você pagará toda vez que alguém clicar no anúncio de sua loja. Por isso é tão importante o pausamento de anúncios com produtos sem estoque, assim você não será cobrado por anúncio que não converterá, nem deixará o cliente frustrado.

Com as ferramentas certas será possível identificar o desempenho de cada item em diferentes comparadores e fazer direcionamentos estratégicos de ações, colocando mais produtos em canais que se destacam para determinadas categorias.

Google Adwords:

O Google, é o segundo site mais acessado do mundo, atrás apenas do Facebook, atingindo a marca de 782,8 milhões de visitantes diários, de acordo com a Business Insider. Utilizando sua base de busca, ele oferece anúncios baseados nas palavras e termos procurados pelos usuários. Para que seu anúncio seja encontrado corretamente será preciso planejar as palavras chave que utilizará nas campanhas e quais serão as páginas destino de cada um dos anúncios.

O valor é cobrado por cada palavra chave, valor esse que será debitado todas as vezes que o link for clicado. Você pode limitar o tempo que o anúncio permanecerá no ar pelo valor de investimento.

Para se destacar será preciso cuidado na escolha das palavras chave, que devem fazer sentido para seu negócio. Procure avaliar como os clientes buscam pelo produto, como os concorrentes estão anunciando e como você pode se diferenciar na escolha. Palavras, frases e até mesmo os erros de grafia são importantes. Não adianta escolher palavras com grande volume de busca, ser específico às vezes é bom e não basta pagar mais pelo clique, o que fará você ficar bem posicionado será a qualidade do seu anúncio. 

Facebook Ads

A rede social é a mais acessada do mundo e segundo a Business Insider possui mais de 800 milhões de visitantes todos os dias. Assim como no modelo de negócio do Google, o Facebook comercializa anúncios que serão veiculados para seus usuários. Só que nesse caso existe a possibilidade de especificar  os anúncios levando em consideração as informações de perfil como sexo, idade, localidade e assuntos de interesse, como por exemplo, times de Futebol, anúncios para pessoas que já curtem a sua página, para pessoas que ainda não conhecem a marca ou outros parâmetros.  

O pagamento é fechado no momento da criação da campanha e será proporcional ao alcance indicado pelo próprio Facebook. Esse tipo de campanha pode ser utilizado para exposição da marca, com foco em aumentar a quantidade de seguidores, mas também pode ser explorado para a exposição de produtos. O ideal é trabalhar, além de imagens, textos e vídeos que sejam convidativos ao usuário.

Retargeting

O Retargeting é uma estratégia muito interessante para os e-commerces, pois tem o objetivo de converter clientes para o seu negócio. Nem sempre quem faz pesquisas pelo produto ou vê algum anúncio, compra de primeira, então ele deve ser sempre lembrado que a qualquer momento pode comprar. Você já deve ter percebido que ao acessar uma loja virtual e visualizar determinado item e não comprar, logo começa a aparecer anúncios daquele mesmo produto nos diversos sites que você navega. Isso é retargeting.

Anunciar produtos similares aos visitados, promoções de uma categoria de produto ou os produtos visualizados que estão com preços mais baixos pode gerar conversão e mantém a relação entre o cliente e a marca. Mas é preciso tomar cuidado com o timing do retargeting, pois pode ser que o cliente se sinta invadido, bom senso e equilíbrio é a chave do negócio. E procure analisar os tipos de produtos buscados, uns podem ser impactados de imediato outros podem demorar mais tempo.

Para que ele funcione, toda vez que o usuário acessar seu site receberá uma especie de tag, que permitira identificá-lo em diferentes sites e oferecer anúncios segmentados, com o produto pesquisado ou algum similar.

Quer saber mais? Acesse: Use o retargeting para aumentar as vendas do seu e-commerce.

GShopping

Também pode ser definido como um comparador de preço, mas ele tem alguns diferenciais. Como está associado ao Google, consegue integrar a plataforma ao serviço de busca. Por exemplo, se o cliente buscar por TV LG, ele vai receber, além dos anúncios de Adwords, opções com imagens, do GShopping.

Para começar a anunciar no Google Shopping será preciso criar uma conta junto ao Google Merchant e, embora o formato seja muito próximo ao XML utilizado por diferentes comparadores de preço, o Google apresenta algumas especificidades.

Link de Afiliados

Existem diversos formatos de campanhas focadas em link de afiliados. Eles podem ter diferentes metas, e, consequentemente, diferentes formas de investimentos. Determinada empresa que comercializa celulares precisa falar com o público interessado e  uma das formas de fazer isso é ter como parceiros sites e blogs especializados

Esses sites e blogs incluem links em textos estratégicos, que serão  direcionados para a loja virtual parceira. Por exemplo, um site que faz reviews sobre celular tem como pauta um novo lançamento da Samsung, no meio desse material existe uma inserção de link que direciona para sua loja virtual, que comercializa esse produto.

O investimento vai depender do objetivo que você quer alcançar e podemos destacar dois modelos:

  • Você pode pagar no formato CPC (Custo Por Clique), quando vai pagar um determinado valor por todas as vezes que o link for clicado.
  • Outra forma comum é o CPV (Custo Por Venda) que nada mais é do que uma comissão paga por todas as vendas oriundas da campanha de links de afiliados.

Como administrar todas as campanhas?

Estar no máximo de canais possíveis fará com que você tenha a oportunidade de atingir mais clientes, mas pode tornar a tarefa de gerenciamento das campanhas uma missão complicada.

O software de gestão para marketing de performance da Admatic integra o seu feed xml de um único lugar aos comparadores de preço e canais de search, retargeting e afiliados sem que você precise se preocupar em formatá-lo individualmente. Assim, otimiza o seu trabalho e possibilita alterar automaticamente os preços, atualizar informações de produto, além de pausar grupos de anúncios quando não houver estoque. Também é possível a comparação e a avaliação da performance dos produtos e categorias em cada canal e manter somente aqueles que trazem retorno.


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