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O marketing de performance em 2016 – O marketing de performance em 2016 não só continua forte, mas amplia seu escopo. Segundo a ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), o e-commerce nacional deve crescer 18% em 2016 e se o comércio online cresce, o marketing de performance se torna cada vez mais essencial.

marketing de performance em 2016

As tendências de crescimento e um ambiente cada vez mais concorrido necessitam de criatividade e dedicação para desenvolver mercado e conquistar resultados sustentáveis. Para ajudar você nesse desafio, listamos aqui em que áreas você precisa concentrar esforços para o sucesso de suas estratégias.

Segmente seu público-alvo

Em 2016, o mercado online deve crescer ainda mais que o ano passado. Pessoas e mais pessoas estão buscando a comodidade do consumo online e para que eles te conheçam marketing e comunicação serão ferramentas fundamentais. Mas, não é apenas mostrar: estou aqui! Relacionamento e comunicação personalizada será o grande diferencial. Portanto, não poupe esforços em conhecer cada vez mais a fundo seus clientes e manter um diálogo com eles. Comunique-se com seus consumidores de forma que sintam que você os entende e fale diretamente para eles.

Descubra os locais certos em que seus potencias clientes estão e trate os como único. Esse é o grande desafio e a chave para o sucesso do seu e-commerce.

Desenvolva insigths através do business intelligence

Mensurar resultados será o ponto chave para criar estratégias efetivas e ter menos desperdício de investimento. A grande questão é saber o que medir e fazer com que a análise dos dados sejam transformados em informação preciosas que gerem insights para novas possibilidades.

CPC (Custo por Clique), CTR (Taxa de Cliques), CPM (Custo por Mil), ROI (Retorno sobre Investimento), custo de aquisição de clientes, taxa de abandono de carrinho, taxa de conversão são dados importantes e que devem ser mensurados, assim como os indiretamente ligados à venda como aumento do tráfego, geração de leads etc. Tenha atenção nos objetivos que descreveu para as suas ações e controle os resultados que mais fazem sentido para elas e para o seu negócio.

Para maior precisão e menos tempo no processo de controle, busque o auxílio de um software de automação que faça automaticamente esse monitoramento e mostre em um relatório o desempenho de suas campanhas em todos os canais. Otimize seus esforços e foque na tomada de decisões.

Aprimore seus resultados

Atenção não somente nas campanhas de marketing, mas em todos os canais em que o cliente passará no processo de compra, são muito importantes e afetam todas as estratégias e nos resultados. O seu ROI pode melhorar se além de performance, você buscar:

●Ter uma loja com navegação intuitiva, que segue práticas de usabilidade, design atraente, imagens de alta qualidade, descrições detalhadas, que possua call-to-action que levem o comprador à página de check out pode melhorar bastante o seu ROI. Não adianta fazer belos anúncios se o seu site não convence, nem passa credibilidade. Atente-se a todos os detalhes do caminho que seu cliente percorre até receber o produto após a compra.

● Preço e frete são fundamentais para gerar conversão e pode ser o que vai definir a decisão de comprar ou não o seu produto. Portanto, invista em estratégias de precificação dinâmica e mantenha boas condições de frete.

Acrescente estratégia de precificação automática

O preço é o núcleo das estratégias do negócio e pode ser definitivo para uma empresa ter sucesso ou fracasso. Cada vez mais usada no meio eletrônico, a precificação dinâmica gera mais vendas e lucros mais rápidos, de acordo com a consultoria KPMG, usa-la pode acrescer em até 10% a receita da empresa. Crescimento de receita é o que todos desejam, não é mesmo?

Portanto, analise a concorrência, a sua empresa, defina suas regras de preço e mantenha controle sobre os resultados, para isso uma boa ferramenta de automação é essencial e vai agilizar todo esse processo.

Invista na automatização de suas campanhas

Ninguém é capaz de gerenciar no tempo disponível todas as campanhas de performance. Imagine ter que integrar o xml do seu e-commerce canal por canal (search, comparadores de preço, afiliados, retargeting), analisar o desempenho de cada categoria e produto em todos os canais separadamente e tomar decisões precisas a partir do que está dando certo ou não no “modo manual”?

Deixe a tecnologia te ajudar! Invista em softwares que automatizam as suas campanhas e otimizam o seu trabalho mantendo você concentrado em alcançar grandes resultados com estratégias criativas e eficientes.

A gestão de suas campanhas de performance pode estar concentrada em um unico software, como o da Admatic. Assim, toda a busca de dados, controle e mensuração de resultados de cada ação nos diversos canais estará concentrado em um mesmo dashboard, facilitando a análise e as decisões essenciais.

A grande tendência de 2016 está na automatização do marketing de performance. E será peça fundamental para o manter a competitividade dos e-commerces e o sucesso das estratégias. E se as campanhas de perforance estiverem alinhadas a uma excelente experiência de marca, a previsão é de muitas vendas e clientes fidelizados.

Boas vendas e excelente performance em 2016!


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