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Monitoramento do marketing de performance: Como a tecnologia pode te ajudar – A tecnologia chegou e mudou a forma como as marcas falam com o consumidor, analisam e identificam os resultados. Nos últimos anos o marketing de performance passou a exigir cada vez mais soluções de análises e monitoramento em tempo real e com uma precisão de dados que só foi possível com a tecnologia.

monitoramento do marketing de performance

Imagine um profissional de marketing nos anos 80, se falássemos para ele que seria possível:

  • Identificar o cliente que foi impactado por cada uma de suas ações de divulgação – e se ele foi atraído por mais de um canal
  • Realizar pesquisas com milhares de pessoas em poucas horas – com resultados em tempo real – e com um custo bem abaixo do praticado na época
  • Personalizar campanhas para diferentes perfis de clientes, com base em seu histórico de compras –  e  ao acessar a mesma mídia que outra pessoa, cada uma delas recebe um tipo de anúncio
  • Com poucos cliques, ter acesso a um relatório completo de suas ações

Qual seria a reação do profissional de marketing nesse cenário? Certamente ele iria rir, dizer que isso só era possível no cinema e quem sabe suspiraria desejando ter acesso a esses dados, afinal seu trabalho seria bem mais fácil e simples – principalmente no que diz respeito aos relatórios.

E, realmente, o trabalho é mais prático – não mais fácil. Você consegue conceber a ideia de não ter as informações que tem hoje sem a precisão que a tecnologia te fornece?

Ganhamos tempo e muitas informações úteis aos negócios. Mas todas as ferramentas que existem para facilitar nosso trabalho, passaram também a oferecer um outro problema. Na medida que os dados são mais fáceis de ser coletados, precisamos entregar mais informações estratégicas.

Essa é a realidade de muitos profissionais, o que gera um novo problema: O tempo – ou a má administração dele! Pensando nisso, nosso time de especialistas apresenta uma série de dicas para que você ganhe tempo e consiga trabalhar na qualidade dos dados e resultados que entrega – e vai um spoiler, a tecnologia vai te ajudar.

Só acompanhe o que é necessário!

Muitas empresas querem analisar tudo, sem saber se o tudo vai ser realmente útil e ter aplicação ao dia-a-dia.  Quais são as informações que precisam ser analisadas? As básicas, como conversão por canal e ROI de cada um deles, as mídias que mais geram conversões, tráfego e outras que são necessárias para medir o impacto das ações realizadas.

Se estivermos falando de performance, algumas informações de marketing digital, sobretudo com foco mais institucional não devem fazer parte dessa análise. Portanto, filtre apenas as informações que vão ser utilizadas para a tomada de decisões – estamos falando de performance. Se sua atribuição for essa, todo o restante não deve competir a você.

Agrupe ações parecidas ou próximas!

Se você precisa fazer coletas de informações da mesma plataforma, faça isso de uma única vez. Se organize para não ter que ficar voltando a mesma ferramenta várias vezes.

Por exemplo, vamos supor que você tenha que colher informações do Analytics e Adwords ou outro canal do Google, o que será feito, geralmente, com o mesmo login, faça-o de uma vez, você ganha algum tempo com isso.

Existem formas de integração dos serviços. Se você tem no Google um canal para chegar a inúmeras informações, saiba como unificar os resultados.

Utilize ferramentas de otimização e automação do seu trabalho!

A tecnologia é sua amiga e existem formas de centralizar informações em diferentes canais. Se você tem que utilizar várias planilhas e condensar os dados, já ouviu falar do Klipfolio? Ele concentra toda a informação que você precisa e cria dashboards. Mesmo sendo pago, ele pode ser testado – sem custo  – por um determinado período de tempo.

Uma boa ferramenta para otimizar seu tempo na análise dos canais de performance para tomada de decisões estratégicas é o software da Admatic, que permite, além de administrar todas as campanhas baseadas em XML, em um único canal, acompanhar em tempo real os resultados de seus anúncios.

Por exemplo, é possível identificar o desempenho de cada canal e a performance item por item em um único dashboard, possibilitando identificar o ROI de forma rápida e fácil. E você escolhe se quer consolidar os dados de todas as campanhas ou se deseja a visão única.

Outra tarefa que a Admatic reduz muito o tempo é a alteração das campanhas, você faz uma alteração no seu xml, que será aplicada a todos os canais, representando um importante ganho de tempo, ganho esse potencializado com a utilização de ferramentas parceiras, como o software da Sieve, que trabalha com precificação automatizada – nesse caso as campanhas podem ser alteradas de acordo com a automatização do preço que é feita com base no perfil da concorrência.

Já imaginou quanto tempo você ganha automatizando processos mais operacionais? A tecnologia, que oferece uma série de desafios e novos trabalhos, também está ai para ajudar em toda a sua rotina de gestão de marketing de performance. Fica a dica! 😉

E você, tem alguma coisa que tentou fazer para melhorar a gestão de tempo na gestão de marketing de performance? Compartilhe com a gente.


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