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Os relatórios da Admatic podem nortear as campanhas de marketing da sua empresa. Ajudando, não apenas a obter melhores resultados com anúncios, mas sendo termômetros sobre público, qualidade do site, qualidade dos textos ou imagens de anúncios e outros fatores que podem ter elevado ou diminuído resultados em conversões.

Neste texto trataremos de vários pontos relevantes sobre nossos relatórios: não deixe de adotar ações práticas em seu negócio e contatar nossa equipe sempre que desejar.

Como exportar o relatório da Admatic?

Antes de começar, que tal relembrarmos como exportar relatórios na Admatic?

1) Na tela principal, você pode alternar entre as abas de categoria e produto

2) Escolha na caixa de seleção as categorias ou produtos que deseja exportar

3) Ao lado das abas de Categoria e Produto, você irá encontrar o recurso Exportar CSV

4) Clique na setinha ao lado de Exportar CSV e escolha como prefere separar os dados:

  • Separar dados por dia
  • Separar dados por mês
  • Separar dados por ano
  • Não separar dados

5) A Admatic irá exibir a notificação “Gerando relatório você será notificado quando concluído”

6) Você receberá o relatório exportado em seu e-mail

Depois disso, lembre-se de analisar os KPIs mais importantes para entender se a campanha está ou não funcionando.

Como identificar quando os dados estão a meu favor?

Dados positivos

CPC baixo

Muitos cliques

Muitas conversões

Baixo Ad Cost

Dados negativos

CPC alto

Poucos cliques

Poucas conversões

Alto Ad Cost

O que fazer com dados positivos?

Quando os dados forem positivos, procure identificar padrões nos produtos com boa performance como, por exemplo, aqueles que possuem um preço competitivo, bons prazos de entrega, frete ou boa adequação com o perfil de posicionamento e público do canal anunciado.

Alguns canais são específicos ou funcionam melhor para certas categorias de produtos e ter essa percepção poderá te ajudar a replicar os pontos fortes de suas campanhas para outros produtos ou canais.  

O que fazer com dados negativos?

Caso seu CPC esteja alto, seus anúncios recebam poucos cliques, conversões ou você tenha um alto Ad Cost, cabe identificar a etapa onde o consumidor trava e os possíveis problemas que causam a dificuldade.

CPC Alto

Problema comum: produto muito concorrido

O que fazer: se você está obtendo resultados satisfatórios raramente vale a pena diminuir lances de seu CPC, por isso analise bem sua situação e se este é mesmo o fator de origem do problema. Se for, ou seja, se o CPC estiver alto e você tiver poucos resultados, cabe redirecionar seu investimento para outros canais com maior retorno.

Poucos cliques

Problemas comuns: se o cliente não chegou a clicar no anúncio o problema pode estar exatamente no que é exibido para ele. Uma foto ruim, preços pouco atraentes, textos pouco convidativos ou mal-escritos, alguma falha na exibição ou mesmo um problema associado à oferta de um produto fora do perfil do público-alvo.

O que fazer: estude melhor se o canal anunciado se encaixa com o perfil de seu público-alvo, melhore informações e mídias de seu anúncio e procure ser mais atraente

Poucas conversões

Problema comum: se há muitos cliques, mas poucas conversões é sinal que o cliente gostou do anúncio o suficiente para clicar nele, mas algo no site acabou impedindo a conversão.  

O que fazer: observe o tempo de carregamento do site e da página anunciada, analise fatores como usabilidade e informações do site, verifique a segurança do site e se a oferta é similar (coerente) com o conteúdo anunciado. Formas de pagamento, prazo de entrega muito longo, frete alto são outros fatores que podem ter inibido o consumidor.

Alto Ad cost

Problemas comuns: poucas conversões, alta taxa de cliques (CTR)

O que fazer: o Ad Cost é um dado que demonstra quanto os anúncios estão custando. Se o valor é ruim, é preciso ou diminuir cliques ou aumentar as conversões. Quer dizer, se o anúncio atrai muitos cliques pode ser que a comunicação esteja inadequada e ele pareça ser algo diferente do que é. Um ajuste para alinhar a comunicação com as expectativas do público poderá ajudar.

Como ganhar mais ou economizar usando os relatórios da Admatic?

Se tem algo que é realmente possível fazer com os relatórios da Admatic é identificar oportunidades de investir mais em canais com boa performance ou economizar com canais que geram baixo retorno. Para isso separamos algumas situações comuns que podem te ajudar a saber que ações tomar para aumentar seu lucro:

Exemplo 1

Se um produto A possui um CPC de R$0,30 e obteve 77 cliques (muitos cliques) e 0 conversões, isso significa que ele gerou uma despesa de R$23,10. Esse é um valor que pode ser economizado se você identificar estas taxas e a ausência de conversões. Claro que a percepção demanda uma ação como pausar a campanha de baixa de performance ou reajustá-la para que comece a gerar conversões.

Exemplo 2

Se uma categoria possui muitos cliques e poucas conversões (como na imagem), identifique no relatório da Admatic se há ofertas com boas taxas de conversão. Caso não haja, valide a possibilidade de aumentar o CPC da mesma. Para conquistar mais visibilidade no canal, valide as condições de frete e entrega do produto, pois tais fatores podem influenciar o resultado da campanha e não esqueça de verificar se a categoria realmente se adequa ao público-alvo do canal.

Exemplo 3

Se uma mídia tem gerado altos custos com baixas taxas de conversão, compare os relatórios entre canais para identificar se as ofertas convertem bem em outras mídias e em seu site. Caso as ofertas tenham bons resultados nestes outros espaços, verifique se o canal escolhido para sua estratégia é adequado para seu público-alvo.

Dicas:

  • Analise o comportamento do usuário para identificar o motivo dos cliques sem conversão
  • Pause ofertas com poucos cliques e revise o portfólio atual

Não deixe de olhar para o próprio negócio antes de definir seus KPIs e quais dos números são relevantes e quais são meras “métricas de vaidade”, ou seja, números que impressionam porque revelam algum tipo de engajamento, mas que não resultam, efetivamente, em qualquer tipo de ganho em receita ou conversões.

Likes no anúncio, fãs, compartilhamentos, acessos ao site, visualizações de anúncio ou até mesmo muitos cliques sem conversões podem formar números bem expressivos, mas que, se você olhar bem, pouco irão contribuir diretamente para o aumento do número de vendas em seu negócio. Por isso, não deixe de acompanhar esses números, mas esteja ciente de não atribuir a eles um valor maior do que eles poderão gerar para você.

Se for acompanhar cliques, por exemplo, lembre-se de que esse dado precisa ser cruzado com métricas de conversão e ROI, caso seja este seu objetivo, para que você tenha visibilidade do sucesso ou insucesso de suas estratégias.

Vale se atentar ainda aos seguintes pontos:

  • Estabeleça KPIs simples de serem acompanhados por você e que gerem algum tipo de resultado palpável para o negócio;
  • Envolva sua equipe e trace planos de ação para aspectos que envolvam outras áreas da empresa: atendimento, desenvolvimento do site, etc;
  • Monitore os dados coletados pela Admatic e extraia seus relatórios dali – isso irá poupar tempo com contas complexas e te ajudará a gerir melhor seu negócio;

Em caso de dúvidas ou dificuldade em identificar um canal adequado para suas campanhas, procure o time Admatic que encontraremos juntos um canal apropriado para seu perfil de negócio.


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