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Marketing de performance para vendas ou branding – Investir em uma loja virtual é vantajoso, trata-se de um mercado em franco crescimento. Apenas no primeiro semestre de 2015 o e-commerce nacional faturou R$ 18,6 bilhões. Entre 2013 e 2014 o crescimento foi de 24%. Esse tipo de dado faz com que muitos empresários vejam no mercado online uma excelente oportunidade de negócio. Se levarmos em consideração que 40% da população brasileira ainda não tem acesso a internet, trata-se de um ambiente com espaço para um crescimento ainda maior.

Depois que empreendedores desenvolvem seus projetos, definem os fornecedores e todos os detalhes para colocar o site no ar será preciso divulgar a marca, mas como fazer isso e quais os canais mais adequados?

Marketing de performance para vendas ou branding

Marketing de performance focado em vendas ou branding?

Geralmente as empresas tem dois objetivos ao desenvolver ações de marketing. O primeiro é conversão, onde são desenvolvidas ações focadas em geração de leads, conversão e funil. Outro é a exposição da marca por meio de relacionamento com o cliente, anúncios, conteúdo e outras estratégias que são desenvolvidas para trabalhar a imagem da empresa perante seu consumidor e potencial cliente, isso é o chamado branding.

Nos dois caso será preciso investimento que gere resultado para a marca. Mas, qual é o mais indicado para cada tipo de negócio?

Vamos definir cada um deles para conseguir identificar o que mais se adapta para cada momento de sua loja virtual.

Branding: Recentemente publicamos um artigo em nosso blog sobre a importância do branding para um e-commerce, nesse  texto apresentamos os passos que precisam ser tomados para a construção da reputação de sua loja virtual perante o consumidor. O branding é a união de várias ações de construção da imagem e do posicionamento da marca. Para que esse tipo de campanha consiga gerar bons resultados será preciso:

  • Entender o seu público: Conhecendo o seu comportamento, perfil de compra e interesses;
  • Saber onde ele está para escolher os canais mais assertivos;
  • Oferecer qualidade no atendimento, na usabilidade, entrega ou em todo o processo pós venda.
  • Investir em comunicação, de preferência com uma linguagem uniforme.

Todos esses fatores influenciam na construção da imagem que o e-consumidor vai ter de seu negócio.

Performance em vendas: Nesse caso, são desenvolvidas ações focadas em vendas. Se faz necessário investimento em diferentes canais, como por exemplo, Adwords, Facebook Ads, Retargeting, GShopping e Link de Afiliados. No texto “O que levar em conta na hora de investir em marketing de performance?“ apresentamos os principais itens que precisam ser levados em consideração na hora de escolher cada uma das opções.

Mas em que momento optar por um ou outro?

Nos dois casos, branding e vendas, será preciso ter um budget para as ações. Muitas vezes as lojas virtuais optam por apenas um desses meios de promoção da marca, mas qual priorizar? Tudo depende do momento do e-commerce e da forma como seus gestores veem o negócio.

Se o investimento precisa dar retorno a longo prazo e não existe uma imediatismo muito grande, campanhas de branding podem ser mais bem desenvolvidas e trabalhadas para consolidar a marca no mercado, mas isso só é possível para marcas que já nascem maduras e com poder de investimento significativo se comparadas às concorrentes.

Em outros momentos e cenários, as lojas virtuais podem investir em campanhas de vendas diretas, utilizando o máximo de canais de performance disponíveis atualmente no mercado. Mas ao contrário do que muitos pensam, é possível trabalhar a marca ao mesmo tempo que se pensa em vendas.

Por exemplo, ações de Google Adwords permitem que você tenha um canal de conversão, para clientes realizando buscas especificas, mas são também a possibilidade de visibilidade da marca.

Vamos supor que você trabalha com pacotes de viagem e seu consumidor realizou uma busca, “pacotes para a Argentina”, em um primeiro momento o cliente vai saber que ao menos sua loja existe e pode clicar no link (Vale lembrar que você só paga se ele clicar). Nesse caso, além de ter a possibilidade real de conversão, é possível encantar o cliente apresentando um conteúdo específico sobre o destino ou mesmo dicas especiais, testemunhos e avaliações de clientes. Assim você investe em performance, não apenas para atrair e converter clientes, mas para fortalecer sua marca e seu posicionamento no mercado

Outro exemplo, o Facebook Ads permite que você crie ações focadas em um determinado perfil de usuário, que pode ter interesse em seu produto ou fazer parte daquele que você acredita ser o seu público-alvo. Você pode fazer anúncios segmentados e na mesma medida que expõe os produtos, consegue apresentar sua loja virtual para potenciais clientes

O link de afiliados também é uma estratégia muito interessante que pode trabalhar sua marca e as vendas de produtos. Ter um blog, site especializado ou os influencers marketing divulgando sua marca positivamente, além de ser uma ótima forma de gerar conversões, faz com que as pessoas valorizem e tenham confiança na sua marca. 

Fazer parte de comparadores de preço, principalmente se seus itens possuírem preço competitivo, também contribuem com a exposição da marca. O ideal é fazer parte de mais de um comparador e hoje já possível automatizar a gestão integrada do seus xml aos canais de performance, atualizando automaticamente informações de preços e produtos, além de mostrar qual categoria esta convertendo melhor em cada canal.

O mundo ideal

No mundo ideal você constrói o planejamento da marca aliado a escalada das vendas. Mas se você precisa de resultados, a curto e médio prazo, para que sua operação se sustente e você consiga arcar com os custos da operação, foque em vendas, de preferência utilizando diferentes canais.

Para que você consiga administrar os diferentes canais de divulgação e toda a sua campanha de performance, pode contar com o software de gestão da Admatic, que auxilia na gestão dos XMLs. Com a ferramenta será possível interromper campanhas e alterar informações de forma simplificada, uma única vez para todas os canais.


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