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Marketing de performance, a aposta dos principais e-commerces brasileiros – Em tempos de crise, com a economia do país abalada, nunca foi tão importante pensar em diminuir os custos de aquisição de clientes. Por isso, as empresas do e-commerce brasileiro  estão cada vez mais apostando em ações de marketing de performance para gastar menos e obter mais resultados. Mas você sabe o que é e como usar o marketing de perfomance?

O marketing de performance é uma vertente dentro do marketing digital, com foco em objetivos já definidos. A empresa que investe, só pagará pelo que for convertido, seja em ações com um modelo de CPC (Custo por Clique) ou o CPA (Custo por Aquisição). O anunciante só paga se conseguir atingir seus resultados e obviamente, para isso, é importante que todas as ações possam ser mensuráveis, desta forma será possível saber os índices de conversões e de ROI (Retorno Sobre Investimento) que precisará atingir, afinal, em Marketing de Performance existe sempre um objetivo a ser alçando, seja uma determinada quantidade de cliques, de leads ou de vendas. Sendo assim, é preciso definir muito bem seus indicadores e suas metas antes de investir.

ONDE INVESTIR?

O modelo tradicional de marketing digital é baseado em CPM (Custo por mil), onde os anúncios são pagos a cada 1.000 visualizações, normalmente utilizando sites de grande audiência como canal de mídia. No marketing de performance o objetivo nem sempre é atingir grandes audiências e sim uma audiência qualificada e segmentada para garantir a conversão necessária. Neste caso existem vários canais de mídia que podem ser utilizados e vários formatos também. Os mais comuns são Links padrocinados, comparadores de preços, redes de afiliados e ações de retargeting. O importante é entender o perfil de seu público para saber quais canais ele costuma “ferquentar” para buscar informações e produtos relacionados ao seu segmento.

 

É CARO INVESTIR?

Diferente dos modelos de publicidade para brand, onde é preciso ter uma grande exposição para conseguir um resultado de visibilidade satisfatório, no modelo de performance nem sempre é preciso investir muito para conseguir atingir o objetivo principal. Com pequenas verbas aplicadas de maneira correta e  com campanhas bem otimizadas e segmentadas, é possível obter o ROI desejável. Por isso, poder controlar, otimizar e automatizar as ações de seu e-commerce serão sempre um diferencial competitivo para diminuir seu investimento e aumentar seus resultados. Buscar nichos e atuar com a teoria da “calda longa” também farão total diferença.

MENSURAR

A palavra-chave para o marketing de performance é “mensurar” e por isso as estatísticas são determinantes neste segmento do marketing, pois é preciso sempre analisar uma série de números para determinar se a campanha está realmente trazendo bons resultados para o varejista digital. O monitoramento das atividades digitais do ecommerce e a avaliação de todos os canais de marketing online da empresa precisam ser analisados diariamente. Toda ação de Marketing de Performance precisa ser planejada com base em objetivos já estabelecidos, observando qual seu público-alvo e assim buscando analisar os canais adequados e como eles estão performando de acordo com o comportamento do consumidor.

O fato é que investir em  marketing de performance, sem dúvida vai proporcionar o melhor ROI, facilitar a identificação das campanhas que geram mais resultados, além de ser um investimento acessível para qualquer empresa, independente do seu tamanho ou do espaço que ocupa no mercado.


 


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