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Divulgar seus produtos é uma etapa necessária para gerar vendas, mas, para isso, você deve estruturar sua gestão de marketing considerando cada ponto a ser percorrido em suas ações. É preciso começar por um bom planejamento se pretende obter resultados igualmente satisfatórios e evitar erros.

Para ajudar a estruturar suas ações, a Admatic preparou este pequeno guia com o passo a passo da gestão de marketing. Confira:

Planejamento de marketing

Definição do objetivo 

Antes de tudo começar, é preciso ter em mente qual seu objetivo com a campanha de marketing. Você quer gerar awareness (relevância de marca) ou conversão em vendas?

Identificação do público-alvo do seu site

O segundo passo é saber para quem sua ação de marketing será destinada. Evite abordagens generalistas e/ou muito abrangentes, visto que cada canal possui particularidades que se aplicam melhor para pessoas de interesses e idades diferentes. Visualize o perfil de pessoas que mais compram seus produtos e direcione seus esforços para eles.

Estude seu negócio, mercado e concorrentes

Como o mercado se posiciona na venda de produtos similares aos seus? Analise o mercado, pontos fortes e fracos de negócios, campanhas de seus concorrentes e também do seu próprio negócio.

Escolha de canais

Entendendo quem é seu público-alvo fica mais fácil escolher os melhores canais para você trabalhar. É possível cruzar interesses de seu público, pontos fortes do negócio e canais mais relevantes nesse sentido.  

Ferramentas de marketing

Nesta etapa você pode escolher as melhores ferramentas de marketing para você trabalhar, organizar suas métricas e automatizar ações.

Escopo e definição das estratégias

Com tudo alinhado, você pode finalizar a elaboração de seu projeto e definir as estratégias, como: “Gerar X conversões em vendas com campanhas focadas para o público-alvo jovem, com interesse em design de produtos. Para isso, vou usar Facebook e Instagram como canais de ação e mensurar diariamente minhas ações, com relatórios aprofundados de 30 em 30 dias. Como ferramentas adicionais usarei: Excel e Admatic para mensurar resultados e otimizar as campanhas.”

Ações de marketing

Criação e ativação das campanhas

O primeiro passo é se cadastrar em cada canal desejado para suas ações. Em seguida, você pode criar e ativar suas campanhas fazendo o login em cada canal ou usando uma plataforma de automação de marketing que te ajude a criar campanhas em massa e ativá-las para vários canais.

Mensuração de resultados

Seleção das métricas e KPIs 

Durante a mensuração cabe priorizar as métricas mais relevantes para atingir seus objetivos. Se você pretende gerar exposição da marca, por exemplo, não precisa focar tanto em conversões e se quer gerar vendas, pouco adiantará ter muitos views e cliques. Mesmo assim, não deixe de analisar estas métricas em segundo plano, pois elas podem indicar falhas e melhorias necessárias em sua campanha.

Análise de resultados

Comece então a analisar seus dados, sempre olhando para o ROI da campanha, ou seja, resultados sobre investimento de suas ações. Caso utilize uma ferramenta de automação de marketing, aproveite essa etapa para obter insights mais aprofundados, comparando resultados em diferentes canais.

Cross Analytics 

Analise resultados e histórico de preços em diferentes canais, como seu próprio e-commerce, marketplaces, e os canais de marketing. Isso te dará percepções ainda mais completas sobre que estratégias funcionam melhor em cada canal e a melhor maneira de otimizar cada ponto da estratégia.

Reformulação das campanhas

Programação automatizada

Atualize suas campanhas de marketing com base nos resultados que coletou. Amplie investimentos onde possui maior retorno, pause ou modifique estratégias de campanhas com baixo resultado. Caso tenha muitos pontos de melhoria, prefira fazer isso por meio de sua plataforma de gestão de marketing de performance. O ideal é que você gaste pouco tempo operacional e mais tempo analisando as ações e aperfeiçoando seu direcionamento.

Seguindo este passo a passo, temos certeza que suas campanhas vão trazer muito retorno para seu negócio!


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