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exemplos práticos de Marketing de performance

O marketing de performance vai além da concepção do marketing tradicional. Ele é totalmente pautado em gerar resultados a partir de uma necessidade do cliente, mas as ações são desenvolvidas com uma marca bem definida. Simples, mas ainda assim existem profissionais com dúvidas sobre marketing de performance e como ele funciona na prática. Por isso, listamos alguns exemplos públicos de empresas que desenvolveram ações de performance e tiveram resultados significativos.

Webmotors:

A plataforma de venda de veículos tinha como objetivo reduzir o custo por visita e, ao mesmo tempo, aumentar as respostas por cada um de seus anúncios e torná-los mais relevantes para vendedores e compradores, que são o seu target.  A ideia para alcançar esse objetivo foi personalizar as campanhas de performance para cada usuário.  A empresa desenvolveu, em parceria com a Criteo, uma campanha para os dois públicos: compradores e vendedores, atendendo às peculiaridades de cada um deles. Com isso, conseguiu aumentar em 44% a sua geração de leads e conseguiu reduzir em 21% o valor de aquisição de cada um deles. Os canais escolhidos foram: Facebook, Newsfeed e EBS.  

Centauro Marketing de Performance

Centauro:

A Centauro é outro exemplo de empresa que trabalha com a Criteo. Sua necessidade era desenvolver um plano que permitisse identificar o comportamento de seus clientes, com relação às plataformas utilizadas, até que eles efetuassem a compra. A ideia era entender esse comportamento e tornar ainda melhor a experiência com a marca em diferentes etapas da jornada de compra. Para conseguir identificar esse comportamento, a Centauro adotou a solução croos-device, com identificação Exact-match, que permite acompanhar, com 100% de assertividade, os usuários que interagem com a marca em diferentes dispositivos.

A empresa identificou que 47% das conversões entre dispositivos se davam após um clique em telefone celular e que 17% das vendas eram realizadas em dispositivos diferentes daqueles em que o banner da Criteo era exibido pela primeira vez ao usuário. Esse tipo de análise permitiu que a empresa compreendesse o caminho que seus clientes faziam até finalizarem a compra. Com isso, a Centauro pode desenvolver ações para cada etapa da jornada de compra de forma estratégica.

watchfinder marketing de performance
Watchfinder

Olhando para fora do Brasil também existem exemplos interessantes. A Watchfinder, importante e-commerce de relógios e acessórios do Reino Unido, tinha como objetivo aumentar as receitas de sua loja virtual e para isso optou por adotar Google Adwords. A empresa identificou que apenas 1% dos visitantes do site realizavam compras na loja.

O primeiro passo foi a criação de 20 listas altamente focadas em visitantes do site que demonstraram alguma intenção de compra, mas que não finalizaram o pedido. Para impactar esse público de forma estratégica, eles foram separados em grupos de acordo com a fase do funil de vendas, localização, idioma e local de acesso. Para conseguir isso, foram utilizados dados do Analytics.

Em 6 meses, a Watchfinder conseguiu aumentar seu ROI em 1,300%, ou seja, para cada dólar gasto, a loja recebia 13 vezes o valor investido. Além disso, com esse tipo de ação, o valor médio dos produtos aumentou em 13% e o custo por aquisição dos clientes caiu 34%.
Esses são apenas alguns exemplos de empresas que desenvolveram ações de performance e conseguiram alcançar resultados importantes. Em comum? Todas elas usaram suas ações de forma inteligente, entendendo o comportamento de seus clientes, analisando dados e praticando estratégias segmentadas.


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