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Estratégias de performance para mobile: como e onde fazer?

Em 2016, pela primeira vez, o mobile registrou mais da metade do tráfego dos sites da B2W (Americanas.com, Submarino, Shoptime e Sou Barato). Na análise geral do e-commerce, conforme dados do último Webshoppers, estas plataformas também mostraram um crescimento, concentrando 21,5% do total do volume de vendas do comércio eletrônico. Isso mostra a necessidade das lojas virtuais explorarem esse mercado e planejar campanhas exclusivas para smartphones e tablets.

Planejando suas campanhas no mobile

Antes de iniciar suas estratégias para o mobile, cabe analisar as semelhanças e diferenças de exibição dos canais nesta plataforma em comparação com o desktop. Procure abrir os canais anunciados nas duas plataformas e identificar o uso de espaço, imagens e exibição de textos. Alguns canais podem trabalhar com uma aplicação exclusiva para o mobile, como é o caso do Facebook. Por isso, cabe entender os formatos ideais de cada um dos anúncios para lá.

Sempre tome cuidado com a quantidade de texto utilizada e imagens. As ilustrações devem ter boa qualidade, mas sem extrapolar os limites da tela. O mesmo vale para os textos, o que significa que informações mais enxutas tendem a se destacar e ser lidas com maior facilidade pelos clientes.

Análise de resultados no mobile

Lembre-se de analisar dados como cliques e conversões obtidos exclusivamente em suas campanhas mobile. Esse tipo de segmentação pode ser aplicada por meio de plataformas de inteligência de marketing de performance.

A análise segmentada te ajudará a ter maior consciência sobre seu investimento mobile e quanto cada canal contribui para os resultados gerais. Caso identifique que alguns canais não estejam gerando retorno, não hesite em pausá-los e redirecione o valor investido para outras alternativas mais rentáveis. Da mesma forma, se o mobile tiver resultados muito inferiores desktop, cabe analisar se isso é por conta do perfil de compra de seus clientes ou porque sua campanha precisa de ajustes.

Segmentação por região

Com a vantagem do GPS, segmentar suas campanhas por região pode ser uma ótima estratégia para impactar o público mobile. Vale utilizar esse recurso caso tenha algum interesse promocional com a campanha, como fretes gratuitos para determinada região.

Site responsivo

Além de campanhas focadas, é necessário que seu site esteja preparado para atrair e engajar os clientes. Por isso, tenha um e-commerce responsivo para garantir que os usuários impactados nas campanhas mobile não apenas cliquem no anúncio, mas sintam confiança em finalizar a compra. Procure sempre implementar melhorias que possam facilitar a navegação e organizar as informações dos produtos, pois isso melhora o fluxo da compra e contribui para que haja conversões.

Lembre-se que a tela na plataforma móvel é menor e, por isso, planeje a estrutura do site para que o cliente obtenha as informações em “drops”, sem ter que acionar a barra de rolagem para complementar cada parágrafo ou imagem exibida.

Teste a eficiência dos anúncios

Não deixe também de testar seus anúncios no mobile. Por ser sensivelmente diferente do desktop, é preciso sempre analisar suas ações e quais as melhorias necessárias nas campanhas em todas as plataformas que você utiliza no marketing.

Os resultados em ROI e receita, claro, também podem ser um ótimo termômetro se as campanhas estão realmente funcionando.


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