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post_blog_admatic_novembro_escolhendo_canais

Ao direcionar o marketing, muitas vezes o gestor tem dúvidas sobre como escolher canais adequados para seu perfil de negócio e também identificar possíveis influenciadores (influencers) da marca para se trabalhar nos canais de afiliado.

Estes pontos envolvem um grande trabalho pré-marketing de identificar a posição do negócio e cruzá-la com os perfis de cada canal e possíveis influenciadores. Mas, todo esse trabalho pode ser feito com o auxílio de algumas ferramentas que ajudam a identificar seu perfil de negócio. Vale lembrar que 2% dos influenciadores digitais gera 54% das interações nas redes, segundo pesquisa promovida pela Youpix.

No trabalho de análise de seu negócio e dos influenciadores, algumas ferramentas úteis são:

Google Analytics do seu site:

para identificar as páginas mais vistas, os produtos mais clicados, além do perfil de público do seu site por sexo, idade, região e comportamento. Observe se você está atingindo as pessoas certas e, se não, quais são as características das pessoas que compram seus produtos.

Mídia kit de canais de interesse:

a análise do mídia kit de alguns sites e blogs nos quais você gostaria de anunciar te ajuda a mapear se o perfil de leitores desses canais é coerente

Buzzsumo:

é uma ferramenta útil para identificar alguns canais com muita abrangência em seu segmento. Nele, você digita uma palavra-chave do seu negócio e pode obter resultados dos sites com mais relevância para esses termos, ou seja, lugares que tiveram alguma publicação com maior engajamento nas redes sociais sobre esse assunto. Isso ajuda muito na hora de identificar bons canais de afiliados ou estudar o target de suas campanhas do Facebook, por exemplo

Sugestões de canais e influencers usando o Buzzsumo

Tomemos como exemplo alguns termos fortes no verão, conforme a pesquisa do Google sobre a estação, e divulgada em novembro de 2016:

Biquíni cropped

$RYOPVCK

Ventiladores

$RUCN647

Sucos naturais

$RRK1T66

 

Bicicleta$R7J2DGA

Você também pode conversar com a empresa responsável pelo marketing de afiliados de sua marca para te ajudar a identificar os melhores influenciadores no seu segmento. Mas, lembre-se de ficar atento aos resultados reais gerados pela campanha! Os cenários podem mudar e alguém ou um canal que era relevante pode perder relevância e estagnar os resultados para sua marca.

Por isso, lembre-se de monitorar os resultados das campanhas usando uma ferramenta de inteligência em marketing de performance e acompanhar tudo atentamente! Essa ferramenta te indicará quando o retorno for relevante e quando o canal deixar de ser importante, perdendo influência na área de atuação. Isso te dá garantias de que seu orçamento estará sempre direcionado para os canais certos e você poderá mudar de estratégia quando perceber esse movimento do canal.

Estes pequenos cuidados te ajudam a identificar perfis de sites e pessoas influenciadoras no seu setor de atuação e com total controle de seu investimento em marketing!


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