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Quais canais são mais relevantes na hora de montar uma estratégia de mídia de performance? Há algum canal cujos resultados surgem mais rapidamente? Como mensurar o retorno e quais métricas são mais importantes ao anunciar seus produtos em campanhas com links patrocinados, comparadores de preço, campanhas de afiliados, etc?

As perguntas, claro, dependem de cada situação e, para trazer novos insights sobre eles a Admatic conversou com a Daniela Aquino, que é CEO da e-Can, uma agência 100% focada em performance, para dividir conosco suas experiências e ajudar nossos clientes. Confira:

Como identificar quais canais são mais relevantes para cada perfil de empresa?

Entender o segmento de atuação é muito importante: se ele é cosmético, se ele é moda, se ele é tecnologia. Faz toda a diferença entender bastante do segmento para eu propor o melhor canal para ele.

Por exemplo, a Lenovo é uma empresa de tecnologia, onde as pessoas têm um comportamento de comparar preço. Tem canais, por exemplo, moda, em que o Facebook funciona super bem, porque a divulgação da imagem tem um grande apelo para a venda do produto. Então, entender o segmento e o comportamento do cliente, ajuda a decisão de escolha do canal.

O que você considera muito importante quando está montando uma estratégia de performance?

O mais importante é montar a estratégia. Às vezes o cliente fica olhando muito pra concorrência ao invés de montar sua própria estratégia.

O objetivo principal é entender o crescimento que tem cada canal.

Medir os canais… isso é superimportante e com o tempo o investimento é calibrado com os canais que geram a melhor conversão de mídia.

Quais cuidados são necessários em relação à comunicação quando você está montando uma estratégia em vários canais?

Cada canal tem uma comunicação totalmente diferenciada. Quando falamos de links patrocinados, a comunicação de texto predomina, quando eu falo de Facebook Ads, a imagem predomina. O que funciona pra um, não funciona necessariamente pra outro. No caso do comparador de preço é o preço que é o destaque e afiliados tenho que trabalhar muito bem as imagens, mandar as peças no tempo correto.

Precisamos entender a natureza de cada canal e adaptar a comunicação e seus principais recursos para fazer melhor uso de cada mídia.

Você já nos respondeu qual a importância de acompanhar os resultados, mas assim, quando você acha que é o momento de avaliar o ROI e de entender se aquilo está funcionando?

O ROI tem que ser olhado desde o primeiro momento.

É lógico que as pessoas querem o ROI positivo no início e eu sempre falo que quando se abre uma loja física, você não consegue o resultado de primeira.

Acho que a cultura de ter o ROI imediatamente não necessariamente funciona pra internet. Principalmente se você não tem uma marca conhecida.

As tags de conversão vão te ajudar na seleção dos canais de melhor desempenho e, desta forma, você consegue fazer a gestão das mídias de acordo com a sua estratégia.

Tem alguma outra métrica que você costuma acompanhar além do ROI e que seja bem importante?

Mais importante até do que o ROI é a margem. A margem é muito importante, porque não adianta nada você vender R$5 milhões e gastar R$5 milhões. O importante é você entender que precisa crescer de forma sustentável e consistente

A gente viveu um momento na internet com o e-commerce em que todo mundo queria ganhar mercado e que várias empresas quebraram porque não olharam a margem. Então, assim, a margem e o ROI têm que andar muito juntos na medição dos resultados.

Se você tivesse que dar um exemplo de ação que desse resultados mais rápidos qual você sugeriria?

Links patrocinados. Eu acredito em resultados mais rápidos e efetivos. Porém é a composição de várias médias que ajuda no resultado final.

Também não podemos deixar de mencionar os Marketplaces, que vem ganhando espaço como canal de performance.

Sei que é difícil dizer algo para todos os canais, mas tem algo que você considere uma best practice, digamos, que para comparadores, por exemplo?

O comparador de preço é muito dinâmico: tem que ter uma ferramenta de otimização de preço e estoque, pois fazer esta gestão manualmente é muito difícil.

Por isto, recomendamos a utilização de ferramentas como a Admatic, para tornar a gestão deste canal automática e eficiente.
Esperamos que você tenha gostado da entrevista e que ela te ajude na hora de estruturar suas campanhas de performance. E se tiver dúvidas e considerações, não deixe de entrar em contato conosco!

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