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Dia do Consumidor chegando: sua loja está preparada?

No próximo dia 15 de março será comemorado o Dia do Consumidor. Nessa data, diferentes perfis de empresas realizam ações especiais com foco em melhorar o resultado de suas vendas. A data vem ganhando força por vários aspectos, um deles é o fato de não termos datas tradicionais (como dia das mães, dos pais e das crianças) no mês de março.

Em 2016 o faturamento do Dia do Consumidor foi de R$ 224 milhões – apenas no dia 15 de março. Data como Dia das Mães e Dia do País movimentaram mais de R$ 1,5 bilhão, mas nessas datas são realizadas análises de um período de 15 dias. Proporcionalmente, o Dia do Consumidor é muito significativo.

O valor de R$ 224 milhões foi 12% mais alto do que o registrado em 2015. Essas informações são do E-bit, que também apontou que os pedidos, se comparados a 2015, aumentaram 19%, chegando a R$ 685.780 mil. O tíquete médio da data foi de R$398,00.

Os números mostram que o Dia do Consumidor já vem se consolidando no mercado interno, o que pede que as lojas virtuais se atentem e busquem realizar ações com foco em “surfar” essa onda.

Para tanto, é preciso se preparar e oferecer algo que faça sentido ao consumidor. Por exemplo, outra constatação do E-bit sobre a data em 2016, foi que os descontos chegaram a 60% sobre o valor do produto. Ou seja, não basta simplesmente realizar ações sem oferecer o que o cliente busca.

Não sabe por onde começar?

Aqui no blog da Admatic temos uma série de materiais que podem te ajudar na organização das campanhas de forma estratégica. São artigos com conteúdos práticos, que oferecem insights importantes para o desenvolvimento de campanhas no dia 15 de março.

Foco: engajamento

Se deseja aproveitar a data para aumentar o engajamento do seu cliente, criando ações especiais que o estimulem a interagir ou participar de atividades relacionadas à sua marca, temos uma lista com dicas para ajudar nesse engajamento. No Dia do Consumidor vale mostrar como seu negócio se preocupa com ele, oferecendo descontos especiais ou ainda estimulando-o a compartilhar boas histórias com a marca.

Foco: retenção

Se o foco for aproveitar o Dia do Consumidor para desenvolver ações de retenção dos clientes, o e-mail marketing será uma excelente ferramenta.  

Lembre-se sempre de todo o investimento já realizado para a aquisição de seus clientes e se esforce para mantê-los ao seu lado e, mais do que isso, para que permaneçam ativos (comprando ou divulgando a marca) por mais tempo. Ofereça produtos complementares a sua última compra ou condições exclusivas. “Atenda bem para atender sempre”.

Foco: liquidação / queima de estoque

Para alguns negócios, o dia 15 de março pode ser utilizado como plataforma para queima de estoque, esse texto aqui tem os passos principais para quem tem produtos armazenados e não consegue vendê-los. Campanhas com preços promocionais, frete com valor diferenciado (ou gratuito), além da identificação do público mais adequado, ajudaram o seu negócio a girar o estoque.

Segmentação é fundamental

O ideal é sempre entender para qual base será desenvolvida a ação, campanhas generalistas, sem ter um público focado, podem ter resultados mais modestos do que aquelas onde existe a definição do target. Caso tenha alguma dúvida sobre como segmentar suas bases, em nosso blog também publicamos uma matéria especial explicando como deve ser desenvolvido esse processo.

Não deixe de aproveitar o Dia do Consumidor para potencializar suas vendas. Bons negócios!


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