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estratégia de performance

Passando a Black Friday é hora de trocar a comunicação visual com apelo mais escuro, e promoções fora da curva, pelo vermelho natalino do bom velhinho e da data com estímulo à troca de presentes, sobretudo para pessoas queridas. Sim, já é hora de pensar nas vendas de Natal.

Claro que é preciso finalizar o backlog de vendas de 25 de novembro, mas o Natal precisa ser preparado para que os resultados no final do ano sejam satisfatórios.

O varejo, como um todo, tem no Natal seu principal período de vendas e não seria diferente com o e-commerce. No Natal de 2015, às lojas virtuais tiveram um faturamento de R$ 7,4 bilhões – 26% maior que no mesmo período de 2014. Foram feitos 17,6 milhões de pedidos, com um ticket médio de R$ 420,08 – para chegar a esse dado o e-bit avaliou as vendas de 15/11 a 24/12.

Não dá para negar a importância do período, por isso, que tal estruturar uma campanha de performance para aproveitar esse momento favorável e receptivo para o consumidor, que realiza as compras de final de ano e ainda tem o “plus” do 13º salário?

Para começar, saiba quais foram as categorias mais vendidas no Natal de 2015:

  • 1º Eletrodomésticos – 13,5%

  • 2º Moda e Acessórios – 12,3%
  • 3º Telefonia/Celulares – 11,4%
  • 4º Livros/Assinaturas e Revistas – 10,7%
  • 5º Cosméticos e Perfumaria/Cuidados Pessoais/Saúde – 9,8%

Fonte: E-Bit

 

Defina os produtos que serão comercializados

Esse ponto é importante, pois se faz necessário entender quais produtos têm em estoque. Assim será possível saber quais deles podem ter anúncios massificados e quais aqueles que, em quantidade mais restrita, precisam ser disparados para bases segmentadas e com maior probabilidade de compra.

Esse levantamento pode levar em consideração o mesmo balanço que foi feito para o desenvolvimento de estratégias para a Black Friday. Mas lembre-se que são propósitos diferentes. Em novembro, o consumidor queria preço baixo, para o Natal esse fator é importante, mas não é o único.

 

Campanhas de frete e tempo de entrega rápido

O Natal está associado diretamente à troca de presentes, mas a experiência de compra não pode se tornar um constrangimento ou frustração para o cliente. Conseguir oferecer campanhas baseadas em frete pode representar uma grande contribuição para que haja conversões em sua loja virtual.

Vamos imaginar que você consiga trabalhar prazos menores em regiões próximas aos seus centros de distribuição. Nesse cenário é possível criar campanhas que comuniquem essa condição e associá-las uso de funções de geolocalização para impactar usuários dessas regiões.

Faça a comunicação e estratégia de performance de acordo com o canal

Em datas como o Natal é preciso saber o que fazer, para quem e qual plataforma utilizar. Para que seu resultado seja satisfatório, será preciso entender essas diferenças. Por exemplo, ao optar por comparadores de preço, você deve estar ciente que vai brigar pelo valor do produto com a concorrência e itens que você tem margens mais justas terão maiores dificuldades de vendas. Por outro lado, é preciso dosar o investimento em AdWords, principalmente para termos muito concorridos, já que grandes redes têm um poder muito grande de investimento nesses canais.

Soluções viáveis são o uso do Facebook Ads, que permite impactar uma base altamente segmentada – inclusive da sua concorrência, e para regiões específicas. Neste canal será possível determinar, dentre outras coisas, a geolocalização, que pode ser aplicada para oferecer tabelas de frete diferenciadas – e até mesmo frete grátis. Também com o Facebook é possível trabalhar ações mobile, já que a rede social permite direcionar anúncios apenas para essa plataforma.

Outras ações são as de afiliados, onde podem ser explorados canais estratégicos para seus negócios. As plataformas desse formato permitem que você defina o perfil de sites que exibirão os anúncios. Se você trabalha com games, pode fazer campanhas apenas em canais de game ou cultura pop. Se trabalha com camisas de clubes, sites sobre futebol podem ser uma boa.

O Natal está chegando, e você terá oportunidades incríveis se souber montar uma boa estratégia de performance para impactar o seu cliente com a mensagem certa e no canal apropriado.


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