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Converta mais e gaste menos com links patrocinados – Links patrocinados são um dos meios de divulgação mais comuns no universo online, já que tem formas práticas de medir resultados – você paga quando o cliente clica ou depois que são feitas mil impressões, simples.

Links_Patrocinados

O problema está justamente na conversão, afinal existe o risco de – se não for feito de forma estratégica – acabar desperdiçando dinheiro, caso o cliente não finalize a compra. Por isso, um dos desafios é justamente converter mais, gastando menos.

Fazer isso não é difícil, demanda apenas um pouco mais de tempo. É preciso “pensar com a cabeça de cliente” e olhar para os KPIs corretos. Mas fique tranquilo, a gente te ajuda com isso. Abaixo, nossa equipe de especialistas em marketing digital preparou algumas dicas que serão muito úteis na hora de montar o seu planejamento de links patrocinados:

Canais

Muitas vezes os profissionais, desenvolvendo seus planejamentos, acreditam que precisam  estar em todos os canais. Por mais que pareça mais do mesmo, é sempre importante definir os canais onde serão feitas suas ações com links patrocinados.

Seu produto terá mais impacto com imagens? Plataformas como o Gshopping e Facebook, serão ótimas opções. Se algum termo relacionado a seu produto ou marca tem uma quantidade de busca alta no Google, certamente esse será um canal que deve ser explorado.

Mas independente do canal, você terá que ter cuidado com a segmentação e a forma como o anúncio será feito.

O Facebook Ads, por exemplo, permite um anúncio mais assertivo, pelo sexo, idade, região, segundo as páginas que o usuário curte e o que se interessa na rede social. Um caso real é o da Zap Imóveis. A empresa tinha o Facebook como estratégia de links patrocinados, mas “patinava” na forma de como atingia seu público para melhorar a conversão – aquisição de leads.

Junto ao Facebook alinharam as estratégias de segmentação com os seguintes critérios:

  • Público semelhante
  • Público Personalizado
  • Rastreamento de conversão
  • Feed de notícias.

Junto a essa segmentação adotou anúncios em carrossel, conforme imagem abaixo:

imagem 1 - Admatic

O resultado dessa ação envolvendo segmentação e um formato diferentes de exibição das imagens, fez com que a empresa atingisse 14% mais visitas no site, 15% de queda no custo por lead e 23% mais leads gerados em apenas 9 dias de campanhas.

Para chegar a esses resultados eles usaram as ferramentas oferecidas pelo Facebook e identificaram uma forma de atingir o seu público.

Investimento bem direcionado

Algumas ferramentas de sites de link patrocinado auxiliam profissionais a terem investimento mais assertivos. O Google, por exemplo, ajuda a prever custos, saber quanto em média será gasto, quanto custa cada clique da palavra-chave escolhida, entre outros indicadores essenciais para um planejamento otimizado.

Alguns anunciantes preferem escolher palavras-chave mais disputadas, que são mais caras, acreditando que elas trarão mais chances de conversão. Mas outros lojistas tem tido o mesmo pensamento, portanto a conta não fecha.

O que vale mais, investir em palavras com menor taxa de busca e menos concorridas e navegar sozinho ou entrar em guerra com grandes marcas por palavras com maior média de busca?

Veja a imagem abaixo:

Imagem 2 - Admatic

Como você pode ver “comprar flores online” tem uma competitividade alta, assim como flores online e floricultura online, portanto, você pode investir em ramos de flores, por exemplo, uma pesquisa mais específica e com uma competitividade baixa.

As palavras mais genéricas são um erro que geram desperdício de dinheiro. Lembre-se,  palavras mais disputadas, não necessariamente são as mais assertivas. Em alguns casos, optar por palavras mais diretas e nada genéricas, pode aumentar sua conversão.

Mas para conseguir melhores resultados é preciso se atentar a detalhes importantes, por exemplo, muitas empresas optam em  expandir o número de palavras chaves, utilizando esses termos mais genéricos, que não tem ligação direta com o negócio. Isso pode diminuir o índice de qualidade do anúncio, que impacta diretamente na forma como o Google vai posicional seu link patrocinado. A utilização de menos keywords, mas que sejam mais especificas, focadas diretamente em seus produtos, permite mostrar para o consumidor o que ele realmente buscou.

Dicas:

Keyword no texto: É preciso fazer a inserção da keyword no texto do seu anúncio. É um exercício quase lógico. Se você trouxe o cliente por um pesquisa especifica, é preciso apresentar isso ao cliente.

Não utilize palavras-chave duplicadas: Essa é uma prática não aconselhada pelo Google, o que faz todo sentido. Fazer anúncios diferentes para a mesma palavra, fará com que eles acabem competindo entre si – inevitavelmente, pelo menos uma dessas ações trará prejuízo. Fora o fato do Google só exibir um anúncio, por produto e por empresas.

Página do site bem estruturada

Uma das formas de reduzir o investimento em link patrocinado é passar a dar mais atenção na otimização de sites, o SEO. Existe no mercado uma grande oferta de profissionais e agências que trabalham com esse foco.

Mas seu real impacto aparecerá a médio e longo prazo e, mesmo quando já estiver consolidado, ainda existe o risco do cliente não realizar a compra – se tornar uma conversão.

Ele pode ter sido impactado pelo termo de busca errado, ou ainda, não se sentir confortável ao realizar a compra na página em si, já que ela não foi desenhada para converter.

O melhor cenário é quando estratégias de SEO e SEM estão alinhadas como a estruturação do site. Você atrai o cliente – com links patrocinados e busca orgânica – e oferece um espaço onde ele se sinta confortável ao realizar a compra, além de oferecer aquilo que o consumidor buscou.

Analisar resultados

O marketing tradicional, do mundo físico, sempre enfrentou alguns desafios. Por exemplo, um banner aprovado que vai para a rua – Se a campanha não der certo ou algo foi diferente do que foi combinado, não é possível fazer as alterações em tempo real, o que fica é o prejuízo ou a marca arranhada. A tecnologia mudou isso. Hoje é possível, por exemplo alterar qualquer campanha de acordo com o seu desempenho ou outros fatores, como o estoque.

Analisar as informações de suas campanhas em links patrocinados é fundamental para entender se elas estão atingindo resultados satisfatório ou se precisam ser adequadas.

O mais legal  é que hoje existe softwares que fazem esse monitoramento em tempo real, o que te auxilia e muito na tomada de decisões, oferecendo flexibilidade na gestão de campanhas e na otimização dos seus resultados.

Agora, você não perde mais nenhum insight para criar sua campanha de links patrocinados que gerem resultados. Tem mais alguma dúvida? Sugestões? Escreva pra gente!


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