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Como os dados do marketing na Black Friday podem ajudar nas estratégias para o Natal

Passou a Black Friday, mas depois de uma maratona incansável para divulgar e vender seus produtos é hora de sentar, analisar todos os resultados e ponderar sobre as estratégias adotadas e definir planos para o Natal.

Cabe manter e avaliar dados de relatórios que podem trazer alguns insights de melhorias para suas campanhas de marketing e mesmo sobre o negócio como um todo. Quer dizer, se você consegue identificar que houve um alto índice de conversões de um produto “x” durante a Black Friday e seu estoque esgotou rapidamente, pode identificar um mercado consumidor muito forte para ele e ampliar seu estoque nas vendas do Natal.

Abaixo separamos alguns índices que devem ser notados:

Período de análise da Black Friday

Para uma percepção geral dos números da data, vale filtrar um período de análise que envolva o antes, o durante e após a Black Friday:

periodo-analise-black-friday

O ideal é que você já esteja acompanhando os resultados de seu marketing a mais tempo para obter um comparativo entre o número de cliques e conversões com e sem a Black Friday.

De qualquer forma, também vale analisar as vendas apenas no dia da Black Friday:

periodo-analise-black-friday-2

 

Produtos com maiores e menores taxas de conversão

Simples: em quais produtos vale a pena você continuar investindo durante a temporada do Natal, ampliando estoque e melhorando a divulgação, inclusive em novos canais? Se você sabe que os produtos X e Y são aqueles que possuem melhores resultados, por que eles deveriam ficar de fora da sua campanha para o Natal?

Já se um produto Z não gerou cliques e conversões, é hora de olhar os dados e entender se:

  1. o mercado para o produto existe e é representativo
  2. o que faz com que você não alcance esse mercado: seu anúncio (não há cliques nem conversões) ou o “pós-clique” (há cliques, mas não há conversões)

Esse entendimento te permite fazer mudanças clínicas na campanha no ponto exato onde o cliente está “emperrando”.

Anúncios com baixo CTR (e formas de melhorá-lo)

Se há muitas impressões, mas poucos cliques, é um sinal de que o anúncio não tem despertado o interesse do consumidor. Nessa hora, cabe observar mudanças que podem ser feitas para tornar o anúncio mais atraente. Isso pode envolver texto, design ou também melhor adequação de canal e público-alvo.

Identifique e atue sobre o problema:

  • O produto é irrelevante ou possui um mercado muito restrito?
  • O público-alvo do canal está fora do perfil de consumidor do produto?
  • O texto está mal-escrito ou pouco chamativo?
  • As imagens são ruins ou pouco atrativas?

Melhorias que transformem muitos cliques em muitas conversões

Caso você tenha recebido muitos cliques e poucas conversões durante a Black Friday, isso pode ter ocorrido por algum fator que o cliente não gostou ao ver a página do produto. Pode ter alguma relação com seu site ou mesmo por conta do produto exibido, fretes altos, informações inconsistentes e outras variáveis. Assim, cabe analisar a taxa de rejeição de seu site para identificar se há alguma relação dele com o problema.

Identifique e atue sobre o problema:

  • O site é user friendly e carrega com facilidade?
  • As informações do produto estão corretas, bem apresentadas e são suficientes para o consumidor?
  • As imagens estão coerentes com o produto anunciado e são de boa qualidade?
  • O frete é razoável?
  • Há disponibilidade de cores e tamanhos mais procurados?

No mais, cabe analisar se os resultados da Black Friday destoam muito do padrão de suas campanhas. Pode ser que o site esteja ok ao longo do ano, mas apresente instabilidade durante a Black Friday e isso vai se refletir no comportamento do consumidor. Pode ser também que o produto seja sazonal e um fator externo, como o clima, influencie nos picos e queda de vendas. Não deixe de considerar tais fatores antes de fazer análises precipitadas.

Com atenção a todos estes pontos fica mais fácil você definir uma boa estratégia de marketing para o Natal e com base em uma data expressiva em vendas como costuma ser a Black Friday.


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