Top Menu

Como montar um XML para gerar mais conversões – Quem tem e-commerce há algum tempo já está familiarizado com todas as ferramentas, integrações, linguagem de sistemas e uma infinidade de coisas que uma loja virtual exige. Mas, mesmo conhecendo, muitas pessoas ainda têm dúvidas quanto a melhorar o XML para converter melhor nas vendas. Além delas, muitas pessoas estão dando o start nesse processo e precisando de uma ajuda para se conectar com uma infinidade de tecnologia e sistemas que até então era quase impossível de entender.

como montar um xml

Pensando nisso vamos falar sobre uma questão muito importante, principalmente para todos que investem em marketing de performance, o XML.

O que é um XML?

XML é a abreviação de eXtensible Markup Language (Linguagem de Marcação Expansível), que é uma linguagem padrão para armazenamento de dados. Um simples formato de texto, que contém informações importantes de cada produto gerado pelo e-commerce como nome, marca, categoria, imagem, preço, parcelamento, url e outras. 

O objetivo principal é facilitar e universalizar o compartilhamento de informações online, ou seja, cria-se um mesmo arquivo para diferentes formatos de interpretadores de textos.

Como gerar o XML de seu e-commerce?

É preciso fazer a solicitação ao seu time de TI ou sistema de hospedagem da loja virtual. Eles gerarão um relatório com o XML para o fim específico. Por exemplo, você quer montar um XML para o comparador de preço Y, nesse relatório seguirão as recomendações dadas pelo próprio comparador de preço, no formato que eles trabalham e as informações que precisam constar no arquivo.

Todas as vezes que forem feitas alterações no site, será preciso a reemissão do XML e alteração junto ao comparador ou qualquer outro canal.

Como montar um XML para gerar mais conversões?

Para anunciar seus produtos nos canais de marketing de performance, é ideal que você consiga montar um XML completo. Muitas pessoas não investem tempo nessa etapa, o que pode ser um tremendo erro, já que completar todos os campos solicitados fornece ao consumidor, antes do clique, o máximo de informação sobre os produtos e pode gerar mais clique e conversão do anúncio do que aqueles que possuem apenas as informações básicas sobre os produtos.

Para montar um XML completo é preciso incluir as seguintes informações:

Nome do produto

Fabricante

Descrição: As cores disponíveis, numeração, variações, etc.

Características: Tamanho, peso, altura, medida

Preço: menor e maior – levando em consideração os detalhes de financiamento e desconto no pagamento à vista.

Outros valores: Pagamento de montagem, seguro, etc.

Link do produto no site

Link do banco de dados onde as imagens se encontram

Categoria: Esporte, moda, jogos, etc.

Texto de divulgação do produto: A chamada comercial do produto, o slogan da campanha e outras informações que colaboram com a descrição do item.

Alguns canais podem exigir mais informações. O Google já considera obrigatório a todos os anúncios, preencher o código ean (código de barra) de cada produto no XML. Se não cumprir a exigência ou preencher com um código de barra inexistente seu anúncio pode ter a exibição bloqueada. Evite esse problema e acrescente o código EAN ao seu XML. Portanto, preencher seu XML com o máximo de informação é ganhar tempo e mais resultados.

Inclua à descrição do seu produto termos de buscas comuns ao cliente, o planejamento de palavras chaves do Google Adwords pode ser um aliado na construção da estratégia de termos a serem utilizados na descrição do produto, além disso, quanto mais rico de informações e detalhamento, maiores as chances de conversão do cliente, que precisa ter convicção para realizar a compra. Então, descreva detalhadamente o seu produto. Faça uma análise do material desenvolvido pelo fabricante, certamente houveram estudos para o lançamento, portanto esses materiais tem a linguagem que se pretende transmitir ao target, utilize-os para o desenvolvimento da descrição e a nomenclatura.

Incluir preços e parcelamentos no seu XML é uma excelente prática, isso fará com que, na hora da integração com os comparadores, eles sejam exibidos, essa prática atrai lead qualificado, que tem interesse e poder de compra. Pois, o cliente que for clicar no seu produto já sabe exatamente que é o que ele procura e pelo preço que pode pagar, mais chances de conversões.

Além de tudo isso, preste bastante atenção na formatação! É extremamente necessário ter um XML bem formatado para que a integração com os canais aconteçam e garantam resultados, pois se tiver algum problema ou erro, o documento pode ser rejeitado. E isso ninguém quer, não é não?! O sucesso do seu e-commerce também depende dessa fase, invista tempo! E é sempre bom lembrar:

  • o Elemento Raiz deve conter todos os outros elementos;
  • elementos não podem se sobrepor;
  • os elementos devem ter tags inicial e final;
  • as tags são case-sensitive;
  • os atributos devem ser únicos e estar entre aspas.

O cuidado em manter um XML bem descrito, formatado e atualizado vai garantir que as informações do site estejam sempre corretas e permitir que suas ações de performance estejam bem posicionadas.

Automatize a gestão do XML e integre aos canais de marketing

Um desafio presente na realidade de analistas de marketing digital e performance é justamente na gestão do XML, ter que fazer atualizações das informações da campanha constantemente é um tanto trabalhoso e demanda muito tempo. Além disso, cada canal possui suas próprias características e será preciso formatar o XML para cada canal separadamente. Imagina quanto tempo será preciso para isso

Uma boa dica é optar por tecnologias que fazem a formatação para cada canal a partir de um único XML. Assim, você faz apenas uma alteração no seu XML e o software formata para todos os canais utilizados. Facilita a gestão, reduz o tempo gasto e garante maior precisão nas informações.

A Admatic pode ajudar com essa solução! Para facilitar a vida dos profissionais de marketing e donos de e-commerce criou um software de gestão para marketing de performance. Com ele você faz a gestão do XML rapidamente para todos os canais em que seu e-commerce estiver integrado e em um único dashboard.

Aproveite as dicas para estar na frente da concorrência e conquistar mais clientes. E quando se fala em e-commerce, tudo começa pelo XML. Evitar erros e falta de informação ao montar um XML irá acelerar o processo de integração aos canais de marketing e impedir o bloqueio de anúncios. Associe a isso, uma tecnologia para facilitar a formatação do XML e reduzir o tempo gasto na rotina operacional e, pronto!

Com esses passos você já saberá como montar um XML que ajuda a gerar mais conversões. Caso queira obter outras informações, entre em contato com a Admatic!

AssinaturaEmailAdmatic_BaixeEbook


VOCÊ ESTÁ PRONTO PRA FICAR NO CONTROLE?Img_fim_post

Conheça ADMATIC, um software de gestão para campanhas de marketing de performance.
Crie e gerencie todos os seus XMLs em um só lugar ou analise e otimize suas campanhas de search, retargeting e afiliados. Faça tudo em menos tempo e consiga mais resultados!
SOLICITE CONTATO DOS NOSSOS CONSULTORES

Close