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Você sabe quem é seu público? Alguns analistas ainda se perdem na hora de definir a linguagem e canal de divulgação, principalmente quando desconhecem quem é seu target. Uma das formas de entender seu público, pelo menos no meio digital, é identificar quem são os usuários que acessam seu site e, com base nisso, fazer ações para esse perfil de potencial cliente. Isso deve ser feito apresentando ações de marketing que falem sua linguagem e recheadas de argumentos de vendas que atraiam esse público, não só para a navegação, como também para a compra e conversão.

Abaixo, listamos algumas dicas práticas para auxiliar você a identificar quem é o seu público e como ele se comporta. Com isso, esperamos que você possa fazer ações de performance mais estratégicas e capazes de converter esse cliente.

Termos de busca do site

Uma fonte riquíssima para entender quem acessa seu site é o campo de busca interno. Nele é possível saber o que mais gera interesse no cliente que acessa seu serviço. Sua aplicação pode ser útil para qualquer tipo de negócio, mas é útil principalmente para empresas de serviços e que trabalham estratégias de conteúdo. É a chance de identificar quais palavras-chave podem ser utilizadas tanto para o SEO, como para os links patrocinados.

Cadastro que ofereça algo ao cliente

Uma das formas mais tradicionais de saber quem é seu público é solicitar cadastros. Mas cuidado com esse tipo de ação: ela precisa ser feita de maneira que não assuste o cliente, e deve acontecer de forma natural. Por exemplo, peça para que ele se cadastre em suas ações de e-mail marketing e, para isso, solicite um endereço de e-mail. Esse tipo de informação já será suficiente para te ajudar em várias frentes, como a segmentação por meio de endereços do Gmail, no Google Customer Match. Com o passar do tempo é possível ir recebendo novas informações. Quando o cliente fizer o cadastro, mesmo que não compre nada, você terá acesso ao seu CPF e, assim, poderá enriquecer os dados com informações da Serasa, Boa Vista ou You Find Solutions (Grupo Abril). Uma boa estratégia para que o cliente se cadastre é oferecer benefícios, como cupons de desconto.

Analise o comportamento e dados do usuário – Use e abuse do Google Analytics

A ferramenta disponibilizada pelo Google ajuda muito a ter um parâmetro do seu público atual. Você consegue saber, por exemplo, a idade, o sexo, língua dos usuários, localização, engajamento (que é o tempo que eles gastam em cada página), além de dados técnicos, como o sistema operacional, dispositivo e até o modelo dos celulares utilizados. Veja um exemplo de gráficos gerados pelo GA:

como identificar o publico do seu site (3)como identificar o publico do seu site (1) como identificar o publico do seu site (2)

Melhorando as estratégias de performance com as informações de seu site

Depois que tiver acesso aos dados do seu site e entender que tipo de público está chegando até ele, é preciso criar ações especificas para conseguir atrair mais pessoas que possam ter perfis parecidos com o deles – ou então tentar mudar o foco de suas campanhas para atrair um público diferente do atual, e que tenha mais chances de conversão.

Palavras-chave:

identificar o que seu cliente busca ajuda muito na hora de escolher palavras-chave estratégicas ou na otimização dos sites, por isso, crie relatórios que te auxiliem na definição dos termos que seus anúncios utilizarão.

Dados e segmentação:

com as informações de cadastro, você conseguirá segmentar ações de forma estratégica. O Customer Match, citado acima, permite que você suba um CSV no Google, com todos os endereços de e-mail cadastrados e faça suas ações chegarem a esse público especifico – em todos os canais que o Adwords atua – ou ainda buscar públicos semelhantes. Se essa estratégia for feita com um CRM, por exemplo, é possível acompanhar o comportamento do consumidor durante um determinado período de tempo, os seus hábitos e que tipo de anúncio fará mais sentido para ele. Com o Analytics você consegue saber outros dados que irão complementar as informações de sua base de clientes.

Gerenciar campanhas:

não adianta entender seu público se não investir nos canais que ele utiliza. Mas para estar em diferentes canais de performance você precisa de um software que auxilie no gerenciamento das campanhas e que apresente os resultados alcançados e atribuição de cada canal. Para isso você pode contar com a Admatic.

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